
Com o objetivo de somar esforços para acabar com a violência de gênero no trabalho e no ambiente familiar, o Ministério Público do Trabalho e o Grupo Mulheres do Brasil criaram o Programa Pelo Fim da Violência contra a Mulher. O evento de lançamento será na terça-feira, 23, às 14h, transmitido ao vivo, com tradução em libras.
Por meio de um convênio de cooperação técnica, as organizações atuam na criação, desenvolvimento e implementação do programa. O objetivo é estimular a formação de rede de pessoas, instituições e empresas para enfrentar a violência de gênero e doméstica por meio de ações direcionadas às vítimas e aos seus familiares. A iniciativa ainda visa somar esforços para elevar a empregabilidade de mulheres em situação de vulnerabilidade, atendidas pelo sistema de garantia de direitos.
Segundo dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, 17 milhões de mulheres foram vítimas de violência física, psicológica ou sexual em 2020, o que representa uma em cada quatro brasileiras acima de 16 anos. Desse total, 25% apontaram a perda de renda e emprego como os fatores que mais influenciaram na violência que vivenciaram em meio à pandemia de Covid-19.
A participação no evento de lançamento é gratuita e necessita de inscrição prévia por meio deste formulário. As inscrições vão até domingo, 21, às 18h. O link da live será enviado aos participantes por e-mail.