Países desenvolvidos elevam impostos de veículos antigos. O Brasil faz o contrário: dá desconto no IPVA e isenta unidades com mais de vinte anos. No Estado de São Paulo há 3,7 milhões de veículos nessa situação, equivalentes a 28% da frota.
A Folha de S. Paulo registra que o ministro do Desenvolvimento, Miguel Jorge, condena a medida. “Temos o problema de ser o país que protege o coitadinho. Isso nos atrasa.” — disse ele ao jornal.
Flávio Benatti, presidente da NTC&Logística, disse ao jornal que não cobrar IPVA de veículos velhos soa como incentivo a sua utilização. Já Alfredo Peres, diretor do Departamento Nacional de Trânsito, entende que políticos temem aprovar leis polêmicas, mesmo as de benefícios óbvios, como a da inspeção veicular.