Segundo a Jetro, esta é a segunda vez em um ano que uma missão empresarial do setor automotivo japonês vem ao Brasil. Em 2015, representantes de 18 companhias estiveram no País, com visitas em São Paulo e Porto Alegre (RS), e uma delas já decidiu instalar operações no Brasil. “Esse momento turbulento da economia brasileira é passageiro e as empresas do Japão apostam no Brasil como um excelente mercado para o futuro”, justifica Atsushi Okubo, diretor-presidente da Jetro no Brasil. “Além disso, é um mercado estratégico para aqueles que enxergam a América Latina no longo prazo, sobretudo porque as companhias japonesas têm grande expectativa na melhoria do ambiente de investimentos e negócios no País”, acrescenta.
AMPLIAÇÕES E NOVOS EMPREENDIMENTOS
Entre as 12 empresas da missão, oito já mantêm operações no Brasil e planejam expansões dos negócios, enquanto outras quatro estudam iniciar atividades no mercado brasileiro. Segundo informações da Jetro, estão enquadradas neste segundo caso a Daifuku (serviços de consultoria e engenharia do sistema de logística) e a Usui Kokusai Sangyo Kaisha (produz tubos e ventoinhas para automóveis, máquinas agrícolas e de construção), que avaliam ingressar e promover investimentos no País para atender montadoras e fabricantes de autopeças.
Ainda de acordo com a agência japonesa, entre as empresas japonesas que pretendem ampliar operações no País está a Mitsuba Corporation, que fabrica motores elétricos automotivos de arranque e para acionamento de dispositivos como limpadores e vidros. A companhia tem planos de iniciar a fabricação no Brasil do menor e mais leve motor elétrico do mundo para acionamento de vidros.
A Jetro destaca que os japoneses estão entre os maiores investidores no setor automobilístico brasileiro e a visita da missão ocorre na esteira do encontro que o secretário-executivo do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Fernando Furlan, teve no último dia 5 em Tóquio, Japão, com executivos da Honda, Mitsubishi, Nissan e Toyota, quando foi discutida a possibilidade de novos investimentos na área. Acompanhado da diretora do Departamento das Indústrias para a Mobilidade e Logística do MDIC, Margarete Gandini, Furlan disse aos japoneses que os desafios para a indústria brasileira nos próximos anos envolvem inovação, eficiência energética, segurança veicular e integração às cadeias globais de valor.
Veja o perfil fornecido pela Jetro das 12 empresas japonesas que participam do Congresso SAE Brasil de 25 e 27 de outubro:
Daifuku Co. – Oferece serviços de consultoria e engenharia do sistema de logística, como desenvolvimento de projetos, produção em todas as linhas (estamparia, soldagem, pintura e montagem), instalação, assistência ao cliente e outros.
Furukawa do Brasil – Divisão automotiva do grupo Furukawa Electric Co. Ltd. Produz cabeamento para EPS (direção assistida elétrica), BSS (Sensor de Estado da Bateria) e chicotes elétricos em geral.
KBK do Brasil – Atua principalmente na importação de produtos hidráulicos e braçadeiras para a indústria automobilística. Também oferece serviços de engenharia industrial.
Mitsuba Corporation – Fabrica motores elétricos de arranque, do limpador de para-brisa e do vidro elétrico. Estuda a produção do menor motor para acionamento de vidro elétrico do mundo.
Nifast do Brasil – Vende peças para fixação (fastener), como parafusos e porcas.
Nitto Denko Corporation – Produz fitas adesivas dupla face, materiais semicondutores e filmes ópticos. Também desenvolve materiais para redução de ruídos e vibrações.
OSG Sul-Americana – Produz brocas, machos, fresas e alargadores no Brasil. Também oferece serviços de afiação e revestimento das ferramentas nas fábricas de Bragança Paulista (SP) e São José dos Pinhais (PR).
Shinko Kikki Co. – Realiza serviços de desenvolvimento, design, fabricação e venda de eletrodos e equipamentos periféricos voltados à soldagem por resistência, soldagem a arco elétrico e por tungstênio.
Three Bond do Brasil – Importa, fabrica e comercializa resinas de silicone para motores, resinas protetoras para pintura automotiva, travas anaeróbicas e epóxis para diversos tipos de peças.
Tosei Brasil – Atua na venda, manutenção e reparo de sensores de medição precisa utilizadas para peças usinadas (in-process e post-process).
Usui Kokusai Sangyo Kaisha – Produz tubos e ventoinhas para automóveis e máquinas agrícolas e de construção.
Yushiro do Brasil – Produz fluidos para usinagem metálica de corte, retífica e processo de conformação plástica (estamparia, trefila e forja) e óleo hidráulico.