logo

elétricos e híbridos

Mitsubishi avança no segmento de elétricos

<style type=”text/css”>
.texto {
font-family: Verdana, Geneva, sans-serif;
font-size: 10px;
color: #666;
}
.texto {
text-align: left;
}
</style>
Author image

cria

29 dez 2011

4 minutos de leitura

G_noticia_12673.jpg
NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede
Social

Redação AB, com informações da Mitsubishi e agência Automotive News

Foto: Mitsubishi i-MiEV

A Mitsubishi iniciou o desenvolvimento de um comercial leve elétrico que espera lançar até abril de 2013, segundo relato do jornal japonês Nikkei. O projeto atenderá agricultores, empreiteiros e outros usuários que utilizam veículos de pequeno porte no trabalho.

A estratégia da Mitsubishi em relação ao comercial leve elétrico ainda não está clara, mas há sinais de que o propósito é posicionar o veículo como um produto acessível, a US$ 19,2 mil, já com os subsídios do governo japonês.

O novo programa revela o interesse da montadora japonesa no segmento de elétricos, que receberá uma variedade de modelos da marca globalmente até 2016. Uma das novidades será um crossover híbrido plug in, baseado no Outlander, programado para abril de 2013. O veículo utilizará o powertrain do conceito PX MiEV, híbrido elétrico-gasolina, com tração nas quatro rodas, que pretende percorrer cem quilômetros com apenas dois litros de gasolina.

Ao contrário de muitos sistemas híbridos, que dependem principalmente do motor a gasolina, o PX MiEV é impulsionado por dois motores elétricos, um para as rodas dianteiras e outro para as traseiras. Quando é requerida potência adicional, entra em ação o propulsor a gasolina de 1.6 litro.

i-MiEV nos EUA

Em janeiro estreia nos Estados Unidos o elétrico i-MiEV. O pequeno automóvel, que está sendo testado no Brasil, terá preço a partir de US$ 20 mil e concorrerá diretamente com o Leaf, da Nissan. O produto será introduzido a partir de cinco estados americanos.

Desde 2009, quando começou a ser comercializado para uso em frotas públicas e de serviço, 15 mil unidades do i-MiEV chegaram ao mercado, pouco mais da metade no país asiático. Outros 5 mil veículos similares, sobre a mesma plataforma, foram produzidos como fruto de parceria com a PSA, que monta na Europa o Peugeot Ion e o Citroën C-Zero. Para 2012 a meta da companhia é vender 40 mil elétricos globalmente.

O i-MiEV, sigla para Mitsubishi Innovative Electric Vehicle, é baseado na plataforma i-Car. Segundo o fabricante, o veículo pode viajar 120 quilômetros com uma carga completa das baterias. A recarga demora seis horas em tomadas de 240 volts ou 13 horas em 120 volts, mas um sistema rápido é capaz de restituir 80% da carga em meia hora.

Projeto no Canadá

Dez i-MiEVs foram entregues a empresas canadenses para a terceira fase de testes do veículo no país. O projeto, iniciado em 2010, como parte de um programa do governo de Quebec, prosseguirá até o final de 2013, envolvendo trinta unidades para avaliação de necessidades de recarga, hábitos e satisfação dos condutores, além da integração entre os veículos e a rede de energia.