logo

none

Mitsubishi dá licença remunerada a mil trabalhadores

Desde a segunda-feira, 14, cerca de mil funcionários da fábrica da Mitsubishi de Catalão (GO) entraram em licença remunerada e só retornam em 18 de janeiro e 2016. Não se trata de férias coletivas, já que esse recurso já fora utilizado durante o ano, mas uma medida para redução de gastos em razão da baixa demanda de mercado.
Author image

Redação AB

17 dez 2015

1 minutos de leitura

De janeiro a novembro a fabricante teve 37,6 mil unidades emplacadas, número 28,4% menor que o registrado no mesmo período de 2014. A retração média para os fabricantes de automóveis e comerciais leves foi menor, 24,2%.

Segundo o Simecat, Sindicato dos Metalúrgicos de Catalão, a licença resultou de um acordo entre a fábrica e os trabalhadores. A compensação pelas horas recebidas será negociada em 2016, com a volta da produção.

Durante 2015 a Mitsubishi demitiu cerca de 800 funcionários. A produção diária de 200 veículos em 2014 recuou para 150 neste ano. A redução nas vendas de automóveis também resultou no fechamento, em junho de 2015, da fábrica da Suzuki em Itumbiara (GO), pertencente ao mesmo grupo investidor (comandado pelo empresário Eduardo Souza Ramos). Ali era finalizada a montagem do jipe Jimny. O local também recebia os carros japoneses para instalação de extintores de incêndio, colocação dos triângulos de segurança e gravação dos números do chassi nos vidros.