logo

autopeças

Mitsubishi fechará unidade holandesa

<style type=”text/css”>
.texto {
font-family: Verdana, Geneva, sans-serif;
font-size: 10px;
color: #666;
}
.texto {
text-align: left;
}
</style>
Author image

cria

06 fev 2012

3 minutos de leitura

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede
Social

Redação AB

A montadora japonesa Mitsubishi comunicou que vai encerrar até o fim do ano a produção de sua fábrica na Holanda, a única na Europa Ocidental. As informações são da agência Reuters. O fato já era esperado em razão da queda das vendas dos veículos na região.

A Netherlands Car, ou NedCar, fabrica o Colt, os crossovers Outlander e sua montagem caiu de cerca de 200 mil para 50 mil veículos por ano, o que representa menos de 5% do total da produção global da Mitsubishi Motors (1,1 milhão de veículos no ano fiscal terminado em março de 2011).

Baseada em Born, a NedCar iniciou suas atividades em 1991 como uma joint venture entre Mitsubishi, Volvo e o governo holandês, mas em 2011 a japonesa tornou-se a única proprietária em 2011 ao comprar a participação dos sócios.

Segundo a Reuters, já havia especulação de que a Mitsubishi Motors fecharia a unidade, que emprega cerca de 1.500 pessoas, após a empresa ter afirmado que interromperia a produção europeia do Colt no fim de 2012. A montadora ainda não decidiu o que fará com a fábrica.

O mercado europeu será abastecido por veículos Mitsubishi produzidos no Japão e também na Tailândia, onde a fabricante constrói nova fábrica. A empresa estuda ainda aumentar a produção na China e no Brasil, onde o crescimento projetado é superior ao de nações desenvolvidas. Por aqui está em curso um programa para expansão das instalações de manufatura da fábrica em Catalão (GO) e lançamento de produtos.