
A joint venture entre Honda e Nissan para desenvolvimento de softwares automotivos despertou o interesse da Mitsubishi Motors. A montadora japonesa quer se juntar à parceria das conterrâneas que tem como objetivo padronizar os sistemas operacionais para veículos.
As informações partiram do jornal japonês “Nikkei”. Segundo a publicação, desde março de 2024 que Honda e Nissan estão em negociações para selar um acordo para produção de softwares. Com a entrada da Mitsubishi, a JV reuniria três empresas que, juntas, somam 8 milhões de veículos/ano.
SAIBA MAIS:– Software, eletrificação e reciclagem podem render US$ 660 bilhões à indústria até 2030
– Software é o novo motor? Por que as montadoras passaram a se intitular autotechs
Nenhuma das três empresas se manifestou a respeito da parceria. A Mitsubishi já faz parte da aliança global formada por Renault e Nissan – estadetém 34% de participação na “rival” japonesa.
A notícia, inclusive, fez as ações da Mitsubishi Motors abrirem a segunda-feira, 29, em alta de 6,3%. Já os papéis da Nissan aumentaram em 2,8% enquanto os da Honda subiram 2,6% no mesmo período.
A joint venture de softwares automotivos de Honda e Nissan – e, quem sabe, da MItsubishi – é vista como uma estratégia das fabricantes japonesas de reduzir custos no desenvolvimento dos sistemas veiculares. E também para encararem melhor a feroz concorrência das montadoras chinesas.