logo

híbrido

Mitsubishi trará versão híbrida do Outlander

A Mitsubishi venderá no Brasil o Outlander PHEV, utilitário esportivo híbrido com tração nas quatro rodas. O carro está confirmado para o Salão do Automóvel (de 30 de outubro a 9 de novembro) e chegará no primeiro trimestre de 2015 com preço sugerido de R$ 190 mil.
Author image

Redação AB

22 set 2014

2 minutos de leitura

G_noticia_20537.gif

Por se tratar de um híbrido “plug in”, que pode ter as baterias recarregadas em rede elétrica, o modelo não se beneficia da redução de alíquota de 35% para zero anunciada recentemente pelo governo (leia aqui).

O novo Outlander tem três motores, um de combustão interna e dois elétricos síncronos com ímã permanente. Em modo 100% elétrico, os dois motores movimentam o veículo usando a energia acumulada nas baterias. No modo híbrido em série, os motores elétricos movimentam o veículo usando energia das baterias ou do gerador. Neste caso, o motor a combustão é utilizado apenas para acionar um gerador, que produz eletricidade quando o nível da bateria está baixo, ou para aumentar a potência, ao acelerar rápido ou em aclives muito íngremes.

No modo híbrido paralelo, o motor a gasolina traciona o veículo em conjunto com os motores elétricos quando é preciso potência extra. O motorista ainda pode optar pelo botão “Charge”, que otimiza o uso do motor a gasolina para carregar a bateria, ou o modo “Save”, em que opta por reduzir o uso de energia do acumulador de eletricidade.

A força empregada nas frenagens é recuperada em forma de energia para carregar as baterias do veículo (modo regenerativo), garantindo ainda mais autonomia no modo elétrico. Uma tela de cristal líquido de 4,2 polegadas informa o motorista sobre o nível de carga, modo de condução selecionado e fluxo de energia do sistema PHEV, entre outras funções.
O motorista ainda pode monitorar todas as informações do veículo em smartphones ou tablets usando um aplicativo desenvolvido pela Mitsubishi.

Com esse recurso é possível controlar de maneira remota o tempo necessário para recarregar a bateria, agendar um horário para iniciar e terminar a recarga, monitorar a carga restante em tempo real e programar o acionamento do ar-condicionado e aquecimento.

As baterias são seladas e contam com vários sistemas de proteção. Em caso de acidente são automaticamente desligadas. Mesmo em caso de enchentes ou em travessia de áreas alagadas, as baterias não são afetadas pela água.