logo

none

MMC confirma nacionalização de novos veículos Mitsubishi

Em resposta às notícias sobre a transferência de parte da produção japonesa da Mitsubishi Motors no Japão para o Brasil, veiculadas ontem, 25, pelo jornal japonês Nikkei, a MMC Automotores do Brasil divulgou nota esclarecendo que há algum tempo já vem sendo realizados estudos de viabilidade sobre modelos que podem ser produzidos na fábrica de Catalão, em Goiás.
Author image

cria

26 fev 2009

2 minutos de leitura

G_noticia_2920.gif

O comunicado informa, ainda, que os estudos estão em fase final para a escolha de três entre quatro modelos, sendo alguns deles com potencial de exportação para a América Latina e Caribe. O primeiro modelo selecionado para montagem será anunciado em sessenta dias. Os outros dois veículos que podem ser nacionalizados serão escolhidos até o final do ano.

A nota divulgada destaca que elevados padrões de qualidade e tecnologia da unidade de produção brasileira foram fatores determinantes para a consolidação da estratégia acertada com o Japão. “A iniciativa reforça a sólida parceria construída ao longo de todos estes anos” – conclui o comunicado.

Exportação a partir do Brasil

A nacionalização dos veículos, que devem ter parte dos componentes importados do Japão, visa principalmente a facilitar a penetração da marca no mercado local e aproveitar as vantagens tarifárias nas trocas com os países do Mercosul e México. As exportações da Mitsubishi a partir do Japão têm sido afetadas pela valorização do iene.

As notícias do jornal Nikkei não antecipam os produtos a serem montados no Brasil, mas afirmam que a companhia pretende elevar a produção no Brasil até 50 mil unidades por ano, utilizando parte dos componentes fabricados no Japão. O Pajero (foto) é um dos candidatos a ter novos modelos nacionalizados – hoje são produzidas em Catalão, GO, as versões TR4 e Sport.

A Mitsubishi produz em Goiás a L200 4×4 GL, L200 Outdoor, L200 Triton, Pajero TR4, Pajero Sport e veículos de competição (L200 RS e Pajero TR4 R). Estão no portifólio de importações o Pajero Full, Airtrek, Outlander, Grandis, Eclipse e Lancer Evolution.

Os mais modelos mais vendidos da marca no ano passado entre os SUVs foram o Pajero, com 18.124 unidades e 12,34% de participação na categoria, Airtrek (1.957 e 1,33%) e Outlander (1.823 e 1,24%). A L200 teve 19.039 unidades comercializadas e ficou em terceiro no ranking das picapes grandes, com 19,93% de market share.