logo

autopeças

Mobiletron desenvolve componentes eletrônicos para carros populares

A Mobiletron, companhia taiwanesa que produz componentes eletrônicos para veículos, pretende ampliar negócios entre os modelos populares. O objetivo é produzir tecnologia para atender os mercados emergentes. “Na China, por exemplo, temos muitos consumidores comprando carro pela primeira vez, por isso é essencial garantir que os nossos produtos tenham bons preços para equipar carros de entrada”, avalia Kim Tsai, CEO da organização. Essa estratégia se estende à Índia, Rússia e Brasil.
Author image

Giovanna Riato

30 jul 2013

2 minutos de leitura

G_noticia_17603.gif

O executivo revela que, para atingir esse objetivo, a empresa prioriza a pesquisa e o desenvolvimento de novos produtos e tecnologias, reinvestindo 4% a 5% das receitas nisso. Outra área-chave é o atendimento ao cliente. A matriz da companhia em Taiwan, responsável por toda a produção global, assegura agilidade nas respostas e entregas para as filiais, que estão nos Estados Unidos, na China, no Reino Unido e no Brasil. Desses pontos, a companhia fornece para 100 mercados, chegando a mais de 200 clientes.

“Trabalhamos de forma muito enxuta para garantir preço competitivo e chegar aos carros mais baratos, mas sem perder qualidade”, garante. A atuação é forte em sistemas de ignição e de segurança. Este último é a grande aposta para impulsionar o crescimento dos próximos anos, que será relacionado às legislações cada vez mais exigentes em diversos países. O portfólio da companhia inclui câmeras de visão noturna e para monitorar o entorno do veículo, sistema de monitoramento da pressão dos pneus e monitores para o retrovisor, que exibem as imagens da traseira do carro ou caminhão.

Tsei aponta que as constantes inovações garantem bons resultados mesmo na competição com a China, que sempre se destaca por menores custos na manufatura. “Temos 30 anos de experiência e buscamos nos diferenciar na tecnologia e na qualidade”, resume o executivo. Ele enxerga terreno fértil para o crescimento da companhia no futuro. Tsei calcula que o mercado de componentes eletrônicos automotivos seguirá em forte expansão, chegando a US$ 167 bilhões este ano. Em 2019 as compras desses produtos devem superar US$ 301 bilhões.

CRESCIMENTO NO BRASIL

A Mobiletron fechou o primeiro semestre com crescimento de 200% no mercado brasileiro na comparação com janeiro a junho de 2012. O número é uma marca importante para a companhia, apesar de ainda não representar grande volume. “Estamos no País desde 2007, mas os negócios ainda são pequenos”, aponta Tsai. Atualmente o mercado nacional responde por apenas 0,4% das receitas da organização. A participação é bastante superior na América do Norte, que contribui com 43% das receitas, China (13,8%) e Europa (21,4%).

Globalmente, 75% dos negócios estão concentrados no aftermarket e 25% no fornecimento de componentes originais. Já no Brasil, a atuação ainda engatinha, focada no mercado de reposição. “Temos grande interesse em atender as montadoras”, revela o CEO, indicando que as negociações evoluem lentamente.