logo

Mobilize, da Renault, anuncia estratégia com foco na mobilidade sustentável

Plano inclui três novos veículos elétricos voltados a serviços de compartilhamento
Author image

Redação AB

17 jun 2021

3 minutos de leitura

Imagem de Destaque


A Mobilize, nova unidade de negócio do Grupo Renault, anuncia que seu plano global inclui o lançamento de veículos elétricos para mobilidade compartilhada de passageiros e de cargas. A estratégia envolve também desenvolvimento de sistema para prolongar a vida útil de baterias e um projeto de smart island.

Serão fabricados três novos modelos: Duo, Bento e Hippo. Os carros serão concebidos“sob medida para o uso coletivo e não estarão à venda ao consumidor final. Os usuários pagarão apenas pelo uso, calculado pelo tempo ou quilometragem.

O Mobilize Duo é a opção para serviços de carsharing, com design compacto para dois passageiros. O veículo deve integrar 50% de materiais reciclados em sua fabricação e ser 95% reciclável no fim de vida.

Para cargas serão dois modelos. O Mobilize Bento é voltado para entrega ou transporte de mercadorias de menor volume, com espaço interno que comporta volume total máximo de 1m³. Já o Mobilize Hippo é um veículo modular com compartimentos pra pacotes ou transporte refrigerado, ideal para as entregas de última milha – a etapa final da logística.

Lançada em janeiro como parte do novo plano estratégico do Grupo Renault, a Mobilize também pretende prestar serviços de mobilidade, energia e dados para outras marcas e parceiros.“Ao nos basearmos em ecossistemas de parceiros complementares, queremos oferecer soluções concretas para incentivar a transição ecológica e tornar a mobilidade das pessoas e mercadorias mais acessível, principalmente em meios urbanos complexos e congestionados”, diz a CEO da Mobilize, Clotilde Delbos.

A Mobilize também pretende acelerar o desenvolvimento da mobilidade por meio de um ecossistema de parceiros. Nesse sentido, o Mobilité360 vai reunir grandes players da mobilidade, como BlaBlaCar, o grupo RATP e a Uber para compartilhar expertises e estratégias para soluções de mobilidade mais sustentáveis. Apesar do empenho para atuar de forma abrangente, como um ecossistema, por enquanto a companhia não revela nenhum plano de atuação no Brasil.

NOVO SISTEMA VAI PROLONGAR A VIDA ÚTIL DE BATERIAS

Em parceria com a startup alemã Betteries, a Mobilize vai desenvolver e montar um sistema de energia móvel, modular e multiuso formado por baterias retiradas de veículos elétricos.

Com capacidade de até 9,2 kWh (equivalente ao consumo médio de uma residência durante um dia), o sistema pode ser usado em diversas situações, como canteiro de obras, food trucks, armazenagem de energia solar, filmagens e eventos, a bordo de pequenos barcos elétricos, entre outros.

A produção começa em setembro, na Re-Factory da Renault, na França.

SMART ISLAND

A Mobilize vai auxiliar a Ilha de Yeu, na França, em sua política de transição energética. O projeto, em parceria com o governo e empresas de energia local, vai acelerar a conversão para a mobilidade elétrica na ilha; avaliar e desenvolver um plano para implantação de infraestruturas de recargas inovadoras; e otimizar a utilização da energia solar.

O projeto é uma evolução do que a companhia desenvolveu em Fernando de Noronha, no Brasil, ao ceder veículos elétricos para transitar na ilha e firmar parcerias para postos de recarga elétricos. A ideia é adaptar o conceito de smart city e transformá-lo em smart island.