
A Mobilize, unidade de serviços de mobilidade da Renault, anuncia o lançamento do Limo, seu primeiro veículo elétrico exclusivo para serviços de táxi e aluguel. O sedã será vendido na Europa a partir do segundo semestre de 2022.
O veículo terá produção na China pela joint venture formada pela Renault com a Jingliang Motors Group. O sedã elétrico terá 450 km de autonomia com uma bateria de 60 kWh. Segundo a marca, a promessa é de 250 km de autonomia com uma recarga de apenas 40 minutos em uma estação rápida.
A montadora oferecerá um pacote de serviços para os motoristas que inclui garantias, manutenção, seguro e opções de cobrança. As viagens de táxi e transporte de passageiros poderão ser cobradas com base na quilometragem percorrida ou no tempo de duração do percurso.
O Limo é aposta da Renault para conquistar uma fatia do mercado europeu de transporte por táxi e aplicativo que, segundo a montadora, deve crescer de € 28 bilhões para € 50 bilhões até 2030.
Além do sedã, serão lançados também um minicarro elétrico Dacia Spring; o Duo, um veículo elétrico de dois lugares comparável ao quadriciclo Renault Twizy; e o Hippo, uma pequena van de entrega elétrica.
Os lançamentos fazem parte do plano global da Mobilize para mobilidade compartilhada de passageiros e de cargas anunciado em junho. A estratégia envolve também desenvolvimento de sistema para prolongar a vida útil de baterias e um projeto de smart island. Em comunicado à imprensa, o CEO da Renault, Luca De Meo afirmou que a Mobilize representará 20% do faturamento da montadora até o final da década.

