
Cerca de 23 mil veículos já foram customizados na unidade operada em parceria com a Randon, dentro do complexo industrial da marca em São Bernardo do Campo, no ABC paulista.
Um terço dos caminhões montados na fábrica passa pelo Mod Center para receber algum tipo de modificação. O item mais requisitado é a instalação de terceiro eixo em veículos com tração 6×2 ou 6×4, principalmente para uso nos segmentos sucroalcooleiro, madeireiro e de construção civil. A lista de opções disponíveis inclui mais de 50 kits para diversos tipos de aplicações.
“O Mod Center representa um diferencial importante, considerando que a maioria dos compradores faz algum tipo de modificação no caminhão”, diz Oswaldo Jardim, diretor de Operações de Caminhões da Ford América do Sul.
Jardim assegura que a operação na fábrica traz ganhos de custo, de qualidade, simplifica a logística, reduz a complexidade da linha de montagem e aumenta a rapidez no atendimento dos pedidos.
Customização
Além da instalação de terceiro eixo, barra de proteção do radiador, climatizador da cabine, barra estabilizadora traseira, tomadas de força, engate para reboque e suspensão pneumática no banco do motorista, o ModCenter também faz a troca de rodas e pneus, eixo traseiro, distância entre-eixos, tanque de combustível, para-choques, bancos e acabamento interno da cabine.
“Nossa proposta é continuar ampliando o menu de modificações”, afirma Strauss Rossi, supervisor do Mod Center, lembrando que por trás de cada item há um extenso trabalho de engenharia até a homologação e testes de qualidade e durabilidade.
A instalação de terceiro eixo nos modelos Cargo, com tração 6×2 ou 6×4, é utilizada por clientes que necessitam de maior capacidade de carga para transporte urbano e rodoviário.
“A configuração 6×2 geralmente é utilizada com baú normal ou isotérmico, basculante ou caminhão tanque. A tração 6×4 atende a aplicações fora-de-estrada, como mineração e terraplanagem, na colheita de cana e madeira, e na contrução civil com betoneiras”, explica Rossi.
O eixo traseiro com relação mais curta é solicitado por clientes que precisam de maior capacidade de tração. Já o encurtamento da distância entre-eixos permite o transporte de cargas de maior densidade com melhor manobrabilidade.
Na foto, os profissionais do Ford Mod Center.