
A startup chinesa de veículos elétricos de luxo XPeng recebeu permissão para começar a testar seu SUV G9 como veículo autônomo nas estradas públicas de Guangzhou. A montadora informou que começará a testar uma pequena frota o mais rápido possível com um motorista de segurança humano. O principal objetivo da marca é vender o modelo para serviços de táxi.
O G9 é o primeiro veículo produzido em massa a se qualificar para esses testes na China. Na semana passada, o modelo passou em um teste de condução autônoma em campo fechado, o que o tornou elegível para os testes em vias públicas.
Diferença para uso particular e para táxi autônomo
O SUV foi apresentado em setembro como um veículo de passageiros e, segundo a fabricante, será testado para táxi autônomo sem nenhuma modificação de hardware. As versões mais avançadas do modelo contam com 31 sensores, incluindo visão frontal, câmera e sensores Lidar duplos. Isso significa que o veículo que será testado para operações de táxi é o mesmo veículo a ser vendido para passageiros particulares. A única diferença será no software.
Os G9 adquiridos por clientes de Guangzhou, Shenzhen e Xangai a partir de 2023 terão a opção de baixar um novo sistema avançado de assistência ao motorista (Adas), o XNGP, que combina diferentes tecnologias para automatizar as funções de direção em espaços urbanos e rodovias.
Condução autônoma de nível 4
Os modelos usados para testes de táxi autônomo receberão uma atualização que lhes permitirá realizar autonomia de nível 4, o que significa que o veículo pode se deslocar sem que um operador de segurança humano assuma o controle, desde que esteja em determinadas condições, como uma área de cerca geográfica ou hora do dia.
Nos próximos anos, a XPeng pretende se consolidar como uma fornecedora de software para veículos autônomos e, possivelmente, de hardware, para empresas do segmento de viagens.