logo

Montadoras do ABC Paulista retomam produção após férias

Volkswagen Anchieta e Mercedes-Benz voltam depois de 20 dias de paralisação das atividades
Author image

Bruno de Oliveira

17 jan 2023

1 minutos de leitura

Imagem de Destaque

Aos poucos as montadoras de veículos instaladas no ABC Paulista religam as suas linhas de produção. Na segunda-feira, 16, a Volkswagen Anchieta voltou a produzir em dois turnos após 20 dias de férias coletivas, iniciadas em 26 de dezembro.

Nesta terça-feira, 17, será a vez da Mercedes-Benz retomar a produção de caminhões e chassis de ônibus na região. A montadora também estava em férias coletivas desde 26 de dezembro. A produção na unidade volta em dois turnos.

A Scania, por sua vez, voltará a produzir caminhões e chassis de ônibus só em 2 de fevereiro.

Os desafios para as montadoras do ABC Paulista

As tradicionais montadoras do ABC Paulista têm em comum pela frente os velhos desafios de 2022, que não é outra coisa senão manter a regularidade nas linhas apesar da falta de alguns componentes no mercado, como é o caso dos semicondutores. O próprio mercado também é um desafio, conforme o segmento.

O panorama, segundo a Anfavea, é de crescimento de 4,2% da produção de veículos leves este ano, na comparação com o volume produzido em 2022, desempenho em parte puxado pelas demandas dos clientes corporativos.


LEIA TAMBÉM:

– Mesmo com ritmo oscilando, 5,5% mais veículos foram produzidos em 2022


Já a produção de pesados deverá cair 20,5% na mesma base de comparação. De acordo com a entidade, muitos clientes anteciparam em 2022 a compra dos caminhões com motores Euro 6, norma que entrou em vigor este mês.

Outra razão para um volume menor de caminhões nas linhas neste ano é a projeção de queda de quase 10% no volume de exportação.