logo

coronavírus

Montadoras japonesas podem perder US$ 1,6 bilhão com coronavírus

A epidemia de coronavírus causará em 2020 uma redução US$ 1,6 bilhão nos lucros de cinco grandes montadoras do Japão, Toyota, Nissan, Honda, Mitsubishi e Mazda. A estimativa é da Goldman Sachs, em reportagem publicada pelo site Automotive News.
Author image

Redação AB

05 mar 2020

1 minutos de leitura


As cinco grandes japonesas devem montar 580 mil carros a menos no período de janeiro a abril. A propagação da doença forçou a interrupção da produção em Hubei, quarto maior polo automotivo da China, e teve efeito cascata na indústria automobilística global.

Jás as vendas mundiais, considerando todas as fabricantes, deverão cair este ano em 3,5%, não mais em 0,3% como previsto anteriormente. Um relatório da Goldman Sachs estima que mesmo com a retomada da produção ainda levará algum tempo para o retorno à capacidade usual das fábricas por causa da falta de componentes. A retomada do consumo na China é outra dúvida.

A Suzuki tem pequena dependência de produção ou vendas no mercado chinês e por isso teria sofrido impacto muito pequeno com a epidemia de coronavírus.