logo

IBGE

Montadoras puxaram queda na produção industrial

Redação AB
Author image

cria

14 mar 2012

1 minutos de leitura

As paralisações nas montadoras de veículos em janeiro foram responsáveis pela queda na produção industrial de regiões importantes na Pesquisa Industrial Mensal, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No entanto, houve também retração quase generalizada em parques industriais diversificados, como os que compõem a Região Sudeste, destacou o Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (Iedi). A informação é das jornalistas Cleide Silva, do Estadão, e Daniela Amorim, da Agência Estado.

Na passagem de dezembro para janeiro, 9 entre 14 locais pesquisados registraram redução na produção. As três quedas que mais puxaram o resultado nacional de 2,1% foram Paraná (11,5%), São Paulo (1,7%) e Rio de Janeiro (5,9%), todas puxadas pela redução na produção de automóveis e caminhões. Em Minas Gerais, houve recuo de 1,3%, mas causado pelo freio na produção de minério de ferro.

“Claro que as férias coletivas nas montadoras foram um fator pontual que puxou a queda na produção de vários locais. Mas, mesmo tirando esse fator, eu arrisco dizer que a produção permaneceria negativa”, avaliou Rogério César de Souza, economista-chefe do Iedi.