
Aos 97 anos, o presidente honorário da Toyota, Shoichiro Toyoda, morreu na terça-feira, 14, em decorrência de insuficiência cardíaca. Conhecido como Dr. Toyoda, o executivo liderou a enorme fabricação da montadora nos Estados Unidos, estabeleceu o controle de qualidade rígido dos produtos e lançou a Lexus.
Ele era filho do fundador da Toyota, Kiichiro Toyoda, e pai do atual CEO, Akio Toyoda, seu filho mais velho.
Veja também:– Os 5 desafios de Koji Sato, o novo CEO da Toyota, à frente da montadora– CEO da Toyota prioriza veículos elétricos em nova estratégia
Shoichiro Toyoda ingressou na montadora em 1952 e ocupou diversos cargos ao longo de sua carreira, com foco em tecnologia automotiva e controle de qualidade. Era engenheiro formado pela Universidade de Nagoya e doutor em engenharia, diplomado com uma tese sobre injeção de combustível.
Na década de 1960, Toyoda foi importante no estabelecimento do sistema de controle de qualidade da empresa. Mais tarde, estabeleceu um altíssimo padrão para os carros de luxo da Lexus.
– #ABX23: Inscreva-se já com desconto especial
Em seu mandato como presidente da Toyota, de 1981 a 1992, lidou com as tensões comerciais do período. Além disso, foi o responsável pela expansão da marca no mercado norte-americano e a instalação das primeiras fábricas no país.
O executivo também liderou a expansão global que fez a fabricante hoje ser a mais vendida do mundo. Shoichiro Toyoda foi membro do conselho por 57 anos, tornando-se o diretor mais antigo da montadora. Em 2009, seu filho Akido se tornou presidente e Shoichiro assumiu o cargo presidente honorário, que ocupou até sua morte.