logo

Moscou anuncia que não irá mais usar ônibus a combustão, só elétricos

Capital da Rússia irá trocar toda sua frota de ônibus por modelos elétricos até 2030 / Foto: Marco Verch (CC BY 2.0)
Author image

Redação AB

02 jul 2021

1 minutos de leitura

Imagem de Destaque


A cidade de Moscou, capital da Rússia, anunciou na sexta-feira, 2, que irá deixar de adquirir ônibus a combustão neste ano, com o objetivo de trocar a frota para veículos elétricos. A informação é da operadora de ônibus e trens da cidade, a Mosgortrans. Com isso, a capital avança em seu plano de ter 100% dos ônibus elétricos até 2030.

Atualmente, Moscou tem 600 unidades com a tecnologia em funcionamento e já havia anunciado para este ano a aquisição de mais 400. Para 2022, serão cerca de 1.200 desses novos veículos nas ruas. Em paralelo, a frota a diesel será gradualmente aposentada.

Em abril, a Kamaz, uma das fabricantes dos ônibus usados na capital, inaugurou uma fábrica capaz de produzir 500 ônibus elétricos por ano. Uma ampliação já está planejada, com o objetivo de aumentar esse número para 700. Além de fabricar os veículos, a instalação também serve para fazer a manutenção da frota circulante.

“A partir deste ano, por decisão do prefeito de Moscou, não iremos mais comprar ônibus a diesel, exceto para transporte em modalidades especiais. Apenas ônibus elétricos. Também iremos instalar 200 estações de carregamento por ano para estimular o avanço do transporte elétrico particular”, disse Makim Liksutov, secretário de transportes, em um comunicado.

Segundo a Mosgortrans, em dois anos e meio de funcionamento, os ônibus elétricos já percorreram 40 milhões de quilômetros em Moscou e transportaram mais de 90 milhões de passageiros.