
As viagens já aconteciam durante o dia desde o segundo semestre de 2022 e sempre contaram com um operador de segurança humana no banco da frente, mas a empresa pretende tornar o serviço totalmente autônomo este ano.
– #ABX23: Garanta desconto especial para o maior encontro do setor automotivo
Assistência remota
A Motional conectou sua frota de robotaxis IONIQ 5 a um sistema de Assistência Remota de Veículos (RVA) para ajudar os veículos a navegarem por obstáculos ou cenários rodoviários complexos.
Os veículos se enquadram na categoria de autonomia de nível 4, o que significa que podem dirigir sem o auxílio de um motorista dentro de um domínio de design operacional específico (ODD). Caso surja algo fora desse domínio, o veículo pode pedir ajuda.
Com o sistema RVA, um operador remoto pode guiar o veículo em uma situação desconhecida, por exemplo, traçando um novo caminho para o veículo seguir. De acordo com a Motional, conforme os robotaxis percorrem mais quilômetros, o sistema usa o aprendizado de máquina para treinar e descobrir soluções para novos desafios.
VEJA TAMBÉM:
– Agência reguladora dos EUA questiona autocertificação de robotaxi da Amazon
Passageiros poderão controlar funções do carro
Ao site Tech Crunch, a Motional adiantou que apresentará uma interface nos aplicativos Uber e Lyft com o intuito de dar aos passageiros controle sobre determinadas funções do carro, como destrancar o veículo, iniciar a viagem, entrar em contato com o atendimento ao cliente e controlar o ar condicionado.
Em algumas viagens, os passageiros poderão pré-definir a temperatura da cabine e ajustar a velocidade do ventilador antes de entrar no robotaxi.