
Os números foram divulgados pela Cetip, operadora do Sistema Nacional de Gravames (SNG), banco de dados que reúne o cadastro das restrições financeiras de veículos dados como garantia em operações de crédito. Na comparação com o período janeiro-novembro de 2012, o comércio de motocicletas por CDC teve queda de 16,9%.
Reunidas todas as formas de compra a prazo, que incluem leasing e outras modalidades, a retração nas vendas parceladas foi de 9%, superando o recuo de 8,3% nos emplacamentos de motocicletas no período. Assim, em tese, as vendas à vista cresceram no segmento como resposta à escassez de crédito.
KAWASAKI É A QUARTA ENTRA AS USADAS
A Cetip também revelou as marcas líderes em financiamentos em novembro. Entre as usadas, nenhuma surpresa no primeiro e segundo lugares, ocupados por Honda e Yamaha, nesta ordem. Em terceiro e quarto lugares, contudo, surgem Suzuki e Kawasaki. Harley-Davidson e BMW, vêm, respectivamente, em quinta e sexta posições. Como comparação, o emplacamento de motos zero-quilômetro em novembro tem seguintes companhias do primeiro ao sexto lugares: Honda, Yamaha, Dafra, Suzuki, Shineray e BMW. Entre as zero-quilômetro, a Kawasaki é a sétima colocada.