
A Horse vai fornecer motores elétricos para a Reborn Eletric Motors do Chile. Os equipamentos, segundo a divisão de motores do Grupo Renault, devem ser instados nos ônibus elétricos da companhia chilena.
Os motores são produzidos em sua fábrica em Curitiba (PR). O conjunto que vai ser exportado para o Chile é o motor 1.0 turbo a gasolina de três cilindros, que serve como motor auxiliar de autonomia estendida para os ônibus elétricos de 24 lugares.
VEJA MAIS:
– Horse, da Renault, fornecerá motor e transmissão para a Nissan
– Horse, da Renault, inicia operações e se prepara para joint-venture com Geely
O propulsor tem potência máxima de 114 cv a 5.000 rpm e atinge torque máximo de 20,4 kgfm a 1.750 rpm. Ele é o responsável por carregar a bateria de bordo, que fornece energia para o motor elétrico que traciona as rodas.
Segundo Patrice Haettel, CEO da Horse, a companhia está indo além do fornecimento para os principais parceiros automotivos e entrando em outro setor da mobilidade na América do Sul.
“Estamos desenvolvendo soluções personalizadas com baixas emissões. Devido à nossa presença global, podemos oferecer à Reborn instalações de produção e testes de nível mundial”, disse o executivo, por nota.
Horse opera oito fábricas no mundo
A Horse opera oito fábricas em sete países, três centros de Pesquisa & Desenvolvimento e tem sede em Madrid, na Espanha. Por ano, de acordo com a empresa, são produzidas 3,2 milhões de unidades.
A unidade de Curitiba, uma das maiores bases industriais da empresa na América do Sul, engloba uma fábrica de powertrain – que produz motores de 1.0 litro (BR10) e 1.6 litro (HR16), virabrequins, cabeçotes de cilindro e blocos de motor – e de fundição de blocos de motor e de cabeçotes de cilindro de alumínio.