A enquete, respondida por 1.050 pessoas pela internet apontou que quase a metade (47,37%) dos participantes com idade entre 18 e 25 anos não sabe qual o limite de álcool ingerido permitido por lei para dirigir um veículo, que é zero. E, ainda nesta faixa de idade, mais de 38% dos participantes discordam de que qualquer quantidade de bebida alcoólica ingerida seja capaz de piorar a capacidade de dirigir.
No total dos participantes, incluindo todas as faixas de idade, apenas 56,79% nunca consomem bebida alcoólica antes de dirigir. E apenas 54,4% dos participantes jamais se arriscam a viajar como passageiro em veículo dirigido por motorista que acabou de consumir bebida alcoólica.
Outro dado significativo diz respeito à percepção dos participantes da enquete quanto à fiscalização da polícia em relação aos motoristas alcoolizados. Dos 1.050 participantes, 68,16% estão certos de que é baixa a chance de serem parados por uma operação da polícia caso estejam alcoolizados.
Para o Cesvi, as respostas da enquete merecem reflexões da sociedade e das autoridades responsáveis pelo trânsito. Uma delas é a necessidade de esclarecer à população que o limite legal vigente no País de consumo de bebida alcoólica antes de dirigir é zero.
A entidade ressalta que é também preciso avaliar a questão da fiscalização policial e a divulgação dessas ações, no sentido de aumentar o número de operações, para contribuir efetivamente para a mudança de comportamento do motorista.
Fundado em 1994, o Cesvi Brasil – Centro de Experimentação e Segurança Viária é um centro de pesquisa brasileiro dedicado à reparação automotiva e à segurança viária.
Mais em www.cesvibrasil.com.br.