logo

duas rodas

Motos: atacado e produção caem em abril

Mário Curcio, AB
Author image

Redação AB

07 mai 2012

1 minutos de leitura

Assim como ocorreu com o mercado de motos no varejo (veja
aqui), a venda de veículos de duas rodas no atacado também registrou queda em abril. Os fabricantes repassaram às concessionárias 138.608 unidades, redução de 15,8% na comparação com março. No acumulado do ano, as fabricantes repassaram à rede 607.101 motos, queda de 10,37% ante os primeiros quatro meses de 2011. Os números são da Abraciclo, entidade que reúne fabricantes de motos e bicicletas.

Por causa dessa desaceleração do mercado, as fabricantes produziram em abril 145.697 unidades, volume 18,8% menor que o registrado em março deste ano. De janeiro a abril, as indústrias de motos de Manaus (AM) produziram 655.242 motos, queda de 7,94% na comparação com o mesmo período do ano passado.

“As reduções nos juros não se refletem na aprovação do crédito. Na prática, persistem a maior seletividade e o rigor na liberação dos financiamentos, observados desde o fim do ano passado. Com isso, grande parte dos consumidores de motocicletas, que pertence às classes C e D, acaba impossibilitada de concretizar a compra, o que acarreta quedas nos negócios e, consequentemente, na produção”, afirma o novo presidente da Abraciclo, Marcos Fermanian, eleito em 18 de abril.

As vendas de motocicletas ao mercado externo, embora modestas, continuam em expansão. Foram exportadas 8.804 unidades em abril, volume 26,2% superior ao de março passado, com 6.978 motos.