logo

abraciclo

Motos: férias coletivas reduzem produção em julho

Por causa das férias coletivas parciais das fabricantes de motos de Manaus, a produção do setor em julho foi de 114.350 unidades, resultando em queda de 25,2% em relação ao mês anterior. No acumulado do ano, com 951.623 motocicletas fabricadas, a retração ante os mesmos sete meses de 2012 foi de 8,8%.
Author image

Redação AB

07 ago 2013

1 minutos de leitura

G_noticia_17681.gif

Os números são da Abraciclo, entidade que reúne fabricantes de motocicletas instalados na Amazônia. As vendas no atacado refletiram o menor ritmo da indústria e somaram 105.490 unidades repassadas aos concessionários, uma queda de 23,9% ante o mês anterior. No acumulado do ano, o repasse das fábricas às revendas foi de 919.051 motocicletas, retração de 6,6% em relação ao mesmo período do ano passado.

“O segmento ainda apresenta índices abaixo dos de 2012, mas precisamos considerar que o segundo semestre costuma apresentar números relevantes. Além disso, neste semestre o setor contará com vários atrativos para estimular o mercado, como lançamentos, campanhas de marketing e a realização do Salão Duas Rodas, em outubro, em São Paulo. Diante disso, contamos com uma recuperação, a ponto de encerrar o ano com volumes similares aos de 2012”, avalia o presidente da Abraciclo, Marcos Fermanian. O volume de motos emplacadas de janeiro a julho deste ano foi 10,6% menor que o de igual período de 2012.

Nas exportações, de junho para julho as vendas ao exterior cresceram 15%, passando de 8.317 para 9.566 unidades. No acumulado dos sete primeiros meses de 2013, contudo, as 54.512 unidades exportadas representaram ligeira queda de 1% ante o mesmo período de 2012.