logo

crédito

Motos: oferta de crédito se adapta ao mercado

Uma nova análise feita pela Trivellato revela um motivo bem razoável para as financeiras terem restringido a oferta de crédito para os compradores de motocicletas. A consultoria colocou num mesmo gráfico, de 2005 a 2013, a participação do crédito nas vendas de motos, os emplacamentos e a estimativa de evolução da massa salarial.
Author image

Redação AB

01 out 2013

1 minutos de leitura

P_noticia_18101.gif

Tanto em 2005 como no ano atual há um cruzamento entre os três elementos, que respalda a atitude dos bancos de aumentar sua seletividade na aprovação das propostas de financiamento preenchidas nas concessionárias. Oito anos atrás, a oferta de crédito nas vendas foi próxima à do primeiro semestre de 2013. Segundo a Trivellato, a massa salarial foi calculada a partir da multiplicação dos dados de Salário Médio Real com o Volume de Pessoas Ocupadas por regiões metropolitanas.<

Em 2011 e 2008, primeiro e segundo melhores anos para o setor de motocicletas, observam-se picos de oferta de crédito, que puxaram para cima os emplacamentos de motocicletas. O estudo foi elaborado com dados da Associação Nacional das Empresas Financeiras de Montadoras (Anef), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

Venda