logo

Motos têm em outubro o melhor mês do ano: 98,4 mil unidades

Vendas no acumulado de 2019 somam 895 mil, alta de quase 15% sobre igual período do ano passado
Author image

Redação AB

01 nov 2019

1 minutos de leitura

Imagem de Destaque

A venda de motos em outubro foi a melhor do ano, com 98,4 mil unidades. O resultado foi o melhor desde março de 2016. O acumulado do ano teve 895 mil unidades, registrando alta de 14,8% sobre iguais meses do ano passado. Os números foram divulgados pela Fenabrave, entidade que reúne as associações de concessionários.


Faça aqui o download dos dados da Fenabrave

– Veja outras estatísticas em AB Inteligência


A média diária de vendas se aproximou das 4,3 mil unidades, número quase tão bom quanto os picos de 4,4 mil motos/dia anotados em março, abril e maio. As médias foram menores entre junho e agosto, segundo concessionários, por desabastecimento de alguns modelos de baixa cilindrada.
A informação foi confirmada pelos fabricantes de Manaus (AM). Eles enfrentaram problemas com fornecedores de componentes, que não deram conta do aquecimento da demanda. A situação estaria normalizada e até o fim do ano é possível estimar um volume total de pouco menos de 1,1 milhão de motocicletas.
Nestes dez meses a Honda vendeu sozinha 709,2 mil motos e registrou alta de 14,6%. A Yamaha teve 124,7 mil unidades, anotando acréscimo pouco maior, 16,9%. Surpreende o crescimento de 42,2% registrado pela BMW, com 8,3 mil motos licenciadas. O resultado decorre sobretudo da renovação das linhas F e R. A Kawasaki também teve crescimento expressivo, 20,3%. Foram 5,8 mil motos emplacadas.
Na Triumph, as 4,4 mil motos entregues até outubro resultaram em crescimento de 18,6%. A Harley-Davidson teve quase 5 mil motos licenciadas, mas anotou alta menos expressiva, 4,6%.