
Com a perspectiva de queda nas vendas durante o período da Copa do Mundo, fabricantes e revendedores realizaram promoções neste primeiro semestre, o que pode ter evitado uma retração maior. Lançamentos ocorridos no segundo semestre de 2013 e no início deste ano também ajudaram a manter as vendas destes cinco meses em nível semelhante ao de janeiro-maio de 2013.
Dois bons exemplos ocorrem com a Yamaha, que nestes cinco meses vendeu 25,7% mais motos urbanas que em igual período do ano passado. O motivo para isso é a YS 150 Fazer, que chegou às revendas no fim de 2013 e neste primeiro semestre “pegou no breu” e já teve 19,2 mil unidades emplacadas no ano, pouco abaixo de seu principal produto, a YBR 125 Factor, com 23 mil unidades.
No segmento trail/fun, formado por motos cidade/campo de baixa cilindrada, a presença da Yamaha cresceu 13% também em razão de um lançamento feito no começo de 2014, a XTZ 150 Crosser, que em dois meses de venda superou os emplacamentos da XTZ 125 em todo o ano, apesar de esta ter preço mais baixo.