
Em movimento oposto, a produção de motocicletas no primeiro mês do ano atingiu 145,3 mil unidades, resultando em importante alta de 14,2% sobre o mesmo mês do ano passado. A comparação de janeiro de 2014 com dezembro mostra alta ainda mais expressiva, de 78,5%, mas esse resultado é inflado por férias coletivas e menor número de dias úteis no fim do ano.
Os números foram divulgados pela Abraciclo, entidade que reúne fabricantes do setor. Vale dizer que os confrontos com janeiro de 2013 carregam uma pequena distorção porque os dados atuais não incluem produção e vendas da Kawasaki, que deixou de repassar esses números desde maio de 2013, nem da Kasinski, que saiu da Abraciclo.
Além da alta na produção, a associação dos fabricantes comemora os 133,6 mil emplacamentos de janeiro, 5,7% maiores que os de igual período do ano passado (veja aqui).
Sobre o assunto, o presidente da Abraciclo, Marcos Szaven Fermanian, comentou: “Nossa avaliação é que as ações comerciais promovidas pelos fabricantes e pela rede de concessionárias estimularam os negócios, porém esse esforço tem como objetivo compensar um possível recuo nas vendas nos meses próximos diante da Copa do Mundo.” O executivo mantém a projeção estabilidade para 2014, ou seja, cerca de 1,5 milhão de unidades licenciadas.
EXPORTAÇÕES EMBALAM
O envio de motos ao exterior também merece destaque em janeiro. Os embarques somaram 8,3 mil unidades, alta de 46,1% sobre janeiro de 2013. No confronto com dezembro a alta foi de 6,3%. A elevação, no entanto, está dentro das previsões da entidade.