logo

baterias moura

Moura ganha incentivo para fábrica na Argentina

Redação AB, com informações da Baterias Moura
Author image

cria

21 mar 2011

2 minutos de leitura

O presidente executivo da Baterias Moura, Paulo Sales, prepara-se para receber nesta terça-feira, 22 de março, da presidente Cristina Kirchner, o certificado de elegibilidade que permitirá financiar 40 milhões de pesados argentinos (R$ 16,5 milhões) para construção de uma fabrica de baterias em Pilar, a 60 km de Buenos Aires. O empreendimento deve entrar em operação no final do ano.

Os recursos fazem parte do Financiamento do Fundo Bicentenário, cujo objetivo é promover projetos de investimento estratégico em pequenas, médias e grandes empresas para gerar emprego e substituir importações, incentivando as exportações argentinas.

O investimento da Baterias Moura na Argentina absorverá US$ 30 milhões e deve gerar 250 empregos. Os contratados se juntarão aos 60 colaboradores da empresa que já trabalham no país. O planejamento considerou o aproveitamento das condições logísticas da capital argentina para que a nova indústria exporte para países vizinhos.

“O mercado argentino é estratégico para a Moura. Atingimos um volume de negócios suficiente para iniciar as operações da planta e planejar estágios de crescimento”, avaliou Sales.

Os fundos do Bicentenário somam 8.000 milhões de pesos. Desde o lançamento do programa os 31 projetos aprovados receberam 655 milhões de pesos. Os empreendimentos são avaliados pelo ministérios da Indústria, Finanças e da Agricultura, Pecuária e Pesca. Uma vez concedida a elegibilidade do projeto, o sistema financeiro avalia o risco de crédito e dos fundos de leilão do Banco Central.

Moura na Argentina

A Baterias Moura iniciou atividades na Argentina em Buenos Aires em 1997, com a instalação de um centro tecnológico e de distribuição de baterias. A operação é certificada com as normas ISO 14001 e ISO/TS 16949 e ganhou prêmio da Ford Motor Company de melhor fornecedor elétrico. Recebeu ainda o prêmio Super Fiat no Qualitas Awards com o projeto Tareco e Mariola, na categoria Responsabilidade Social e Sustentabilidade.

A Moura é uma das marcas de baterias mais conhecidas na América do Sul. O fabricante informa que está presente em vinte países e fornece a montadoras de veículos como Fiat, Ford, Volkswagen, General Motors, Mercedes-Benz, Renault/Nissan, entre outras, equipando metade dos veículos fabricados no Brasil e 40% na Argentina.