logo

none

Mudança de hábito

Acordo cedo, levanto, faço a barba, tomo banho, visto-me, tomo café e saio para o trabalho. Entro no carro, ligo o rádio, ouço as notícias desalentadoras, enfrento o trânsito de São Paulo, vejo motoboys arriscando suas vidas por razões que não capturo, e penso que isso tudo não tem mais jeito. Ou…
Author image

Redação AB

18 nov 2015

3 minutos de leitura

Mais um dia abençoado pela frente. Muito obrigado pela oportunidade de desfrutar a vida com saúde, alegria e disposição. Agradeço por haver comida em minha mesa, por ter minha família comigo. Entro no carro e agradeço por não ter de enfrentar a fila de ônibus, e rumo ao trabalho (que bom ter emprego) com calma e serenidade para evitar problemas no trânsito. Hoje é mais um dia precioso na minha vida e sei que farei a diferença.

A mesma situação pode ser vivenciada de maneira totalmente distinta pelo poder da minha mente, que pode criar ambos cenários. Sou eu, e somente eu quem determina como será meu dia, como lidarei com os fatos. Por isso, cabe a mim escolher se quero conviver com a realidade do primeiro parágrafo ou com a do segundo.

Essa postura diante dos fatos cotidianos faz, na minha opinião, toda a diferença. Não se trata de brincar de Poliana e desconsiderar os problemas. Trata-se de adotar uma atitude proativa e otimista diante desses desafios. Acreditar que a superação dos obstáculos é possível, que podemos ir além, que o sol vai brilhar. É, na essência, traçar na mente o cenário que queremos vivenciar e construí-lo com energia, alegria, gratidão.

Fica difícil para alguns mais pragmáticos e lógicos crer nessa postura. Há tempos descobri que reclamar da vida gerava efeitos negativos. Descobri também que posso deixar-me levar pelos bons presságios, pelo otimismo, pela certeza de que coisas boas farão parte da minha existência, porque é assim que decidi viver. Contratempos? Claro, tornam-me mais paciente, mais sábio. Nos iluminamos através das pequenas rachaduras que surgem ao batermos contra obstáculos. Nos tornam mais fortes, mais preparados para superá-los.

Mesmo no olho do furacão, tem mais chance de sobreviver aquele que acredita nisso do que o que se conforma e se entrega. É uma questão de escolha, e de fé. Por isso, ao observar o horizonte, enxergo o novo tempo, onde serei melhor e mais feliz do que hoje, onde o Brasil será uma nação mais justa, o mundo onde reinará a paz. Ao ajustar meu norte, tudo conspirará para que eu chegue lá. No fundo depende só de mim.

Somos décimos de segundo de existência no universo. Mude de hábito, faça valer a pena o privilégio de estar aqui, fazendo a diferença, ampliando a obra do criador. Busque fazer o bem ao próximo, viva plenamente com alegria e integridade. Agradeça muito por poder optar pelo caminho que escolheu. Seus dias serão muito melhores e as oportunidades baterão a sua porta. Abaixo um trecho de um livro muito legal:

“Por mais maravilhosa que seja a capacidade, sem treinamentos não se manifesta.
Por mais débil que seja um sussurro, se prestarmos bastante atenção, acabaremos por conseguir ouvi-lo. Quando estamos distraídos com outras conversas ou outro som, deixamos de ouvir vozes consideravelmente claras. Ou seja, o mais importante é no que você concentra sua mente.”

(Do livro Ai to Kibõno Messeji – Seicho Taniguchi)