logo

treinamentos

Mudança e elétricos levam centro de treinamento da Mercedes-Benz para Atibaia

Montadora iniciou em janeiro as atividades em um novo espaço de capacitação técnica para rede de concessionários e frotistas
Author image

Bruno de Oliveira

01 abr 2025

2 minutos de leitura

A Mercedes-Benz aproveitou algumas circunstâncias para instalar em Atibaia (SP) o seu mais novo centro de treinamento para concessionários e frotistas.

Uma delas foi o encerramento das atividades na unidade que a montadora mantinha não muito longe dali, em Campinas (SP), onde funcionava até o ano passado a sua estrutura de capacitação técnica.

Outra razão foi a incorporação de modelos elétricos à sua oferta regional, como o chassi de ônibus urbano eO500U e, mais para frente, dos modelos eActros e o pequeno Fuso eCanter, ambos apresentados na Fenatran 2024 e em testes por aqui.

Eletrificação demanda capacitação

Toda a demanda em torno dos veículos elétricos da companhia suscita uma dedicação maior da equipe de vendas e pós-vendas da sua rede de concessionários, uma vez que têm componentes novos, como baterias e inversores.

De acordo com Sandro Onofre, gerente sênior de desenvolvimento da rede de concessionários e treinamentos, concentrar em um único espaço essa capacitação de profissionais proporciona padronização dos processos.

Proporciona também o acesso a esses novos produtos e todo o ecossistema no qual estão inseridos, um universo que, para além dos carregadores, também tem como protagonista a eletrônica. Muita eletrônica.

Em cerca de seis ambientes didáticos a montadora ministra aulas a concessionários a respeito de como interagir com sistemas de diagnóstico de falhas, por exemplo, algo que passou a ter forte apoio da tecnologia de uns tempos para cá.

“A rede de concessionários tem que passar por esse tipo de treinamento. Mais do que algo acordado no momento da concessão é algo primordial à medida que os caminhões e ônibus vão ficando mais modernos”, contou Onofre.

Unidade da Mercedes está integrada a outras no mundo

O centro de treinamento de Atibaia é um dos 90 que a montadora mantém no mundo, todos criados com esse mesmo propósito de melhorar a capacitação dos técnicos da rede de distribuição.

Inclusive, capacitação de mecânicos e motoristas é um grande gargalo no mercado brasileiro, segundo Onofre. Por isso, a oferta de serviços educacionais nesse espaço em Atibaia, assim como em outros projetos com escolas parceiras.

O centro de treinamento da Mercedes funciona em um condomínio industrial e tem 3,7 mil metros quadrados de área construída. Os recursos aportados no espaço pertencem ao atual ciclo de investimento da companhia na região.