logo

none

Mudanças a caminho

No dia 6 de junho passado a Apple iniciou sua conferência mundial para os desenvolvedores de softwares de seus produtos. O vídeo com a abertura da reunião, feita por Steve Jobs, pode ser visto por qualquer um que se interesse pelos rumos dessa empresa que não para de surpreender seus clientes e investidores. Dura quase duas horas, mas para quem gosta de tecnologia e de novidades vale a pena. O conhecimento, a facilidade de comunicação e a velocidade na transmissão de dados está cada vez maior e provoca mudanças significativas na maneira que vivemos.
Author image

Redação AB

14 jun 2011

3 minutos de leitura

A maior novidade chama-se iCloud , ou um servidor remoto que fisicamente estará numa fazenda de servidores (já existem várias), em algum lugar do planeta. Em outras palavras, seus dados serão armazenados fora do seu computador, fazendo com que a necessidade de memória desses equipamentos diminua, que a troca de dados entre os dispositivos fique mais simples e rápida e que o sincronismo entre eles seja quase automático (basta você permitir).

Muita gente fica preocupada com a segurança e a privacidade da informação. Mas será questão de tempo, e pouco, para que nos habituemos com essa realidade. Claro que não custará nada “encriptar” os dados daquilo que você julga confidencial ou armazenar no seu próprio disco o que você julgar adequado. Mas a verdade é que guardar dados na nuvem será como depositar dinheiro no banco. Estarão mais bem guardados do que na sua casa.

A estratégia da Apple ao tornar público o conteúdo da sua reunião de abertura é mostrar aos seus desenvolvedores e clientes o que vem por aí e o preço a ser pago. Pelo crescimento do valor de suas ações e sua participação de mercado, a receita parece estar funcionando muito bem.

Se tiver tempo de ver o vídeo, note como se vestem todos os que participam da reunião, incluindo o CEO Steve Jobs, que também não se preocupa em esconder seu delicado estado de saúde. Transparência, respeito a diversidade, e muita seriedade e determinação na condução da empresa.

A tecnologia está mudando, a maneira de fazer negócios também. A habilidade de abraçar mudanças, sem desperdiçar energia reclamando do desconforto que elas causam, é fundamental para que você não fique obsoleto. Não é preciso renegar seus gostos e preferências. Nem usar o melhor e mais moderno computador. Mas você precisa aprender a lidar com o mundo atual ou sujeitar-se a ficar para trás, o que na vida corporativa equivale a integrar a lista dos dispensáveis.

Escolha abraçar o novo, sem medo, sem preconceitos. Misture-se aos jovens, apreenda a ver os distintos ângulos sob a luz da mudança. Use tudo o que vivenciou até hoje para somar, não diminuir. Encare a oportunidade de fazer mais e melhor como aprendizado contínuo, o verdadeiro elixir da juventude. Use as ferramentas que o mundo moderno lhe oferece para facilitar sua vida e torná-la mais prazerosa e plena.