A fatia de mercado das minivans (MPV) ficou estável no período. É importante notar que, no Brasil, o Honda Fit é considerado uma minivan mas outros mercados, como o norte-americano, classificam o modelo como hatch.
Confira no gráfico abaixo a segmentação dos automóveis desde 2008.

Como abordei em artigo anterior, o segmento de comerciais leves teve variações maiores e abocanhou parcela dos compradores de automóveis. As picapes registraram a evolução mais expressiva, com salto de 2,4 pontos percentuais desde 2008. A participação dos utilitários e vans cresceu quase meio ponto. Já as CDVs, vans derivadas de carros, como Fiat Fiorino e Renault Kangoo, mantém presença constante. Em geral, o segmento das vans tem crescido em função da maior oferta de modelos, principalmente dos pequenos furgões chineses.

Outra tendência mundial que ganha força no Brasil é a chegada dos novos crossovers, que misturam características de automóvel e de utilitário esportivo. Nas ruas do Brasil já vemos alguns modelos importados, como o BMW X1 e VW Tiguan. Em breve teremos o Renault Duster como exemplar nacional.