Em 2009 a alemã já montou 4,4 milhões de unidades, contra 4 milhões da Toyota. O resultado foi obtido com o forte crescimento da Volkswagen o mercado chinês e por meio da aliança com a Porsche.
A liderança da Toyota, assim, não duraria mais de um ano. Ela havia superado a General Motors, primeira colocada durante 80 anos, que este ano montou 3,6 milhões de veículos e ficou na quarta posição, atrás da Ford (3,7 milhões). Os dados são da IHS Global Insight e foram reproduzidos pelo site Icarros.
China
Em outubro o mercado chinês absorveu 1,2 milhão de veículos, enquanto os Estados Unidos emplacaram 838 mil unidades, 2,8 vezes o volume de vendas registrado atualmente no Brasil. Vale lembrar que há alguns anos essa relação era de pelo menos oito para um: o Brasil subiu e os EUA despencaram.
O mercado automotivo dos três países contou com ajuda do governo para estimular as vendas. Na China houve corte de impostos junto com subsídios. Nos Estados Unidos houve um programa de renovação de frota apelidado de ‘dinheiro por sucata’. Já o Brasil recorreu a uma redução do IPI para alavancar as vendas internas.