logo

none

Mulheres são 44,5% do efetivo nas melhores empresas para trabalhar

Pesquisa da consultoria global Great Place to Work, especializada na avaliação da gestão de pessoas e do ambiente corporativo, mostra que a ascensão das mulheres no ambiente corporativo brasileiro mantém um ritmo de crescimento. A edição 2008 do estudo que toma por base as 100 Melhores Empresas para Trabalhar – Brasil revela que 44,5% dos postos de trabalho nas melhores companhias do País são ocupados por mulheres. Embora não sejam maioria no total, as mulheres ocupam a maior parte dos postos de chefia entre as 10 primeiras colocadas no ranking de empresas: a participação feminina atinge a marca de 53% nos postos de chefia entre as dez Melhores.
Author image

cria

06 mar 2009

1 minutos de leitura

Entre as 100 Melhores – que juntas empregam 325.162 funcionários, oito empresas são presididas por mulheres, total considerado proporcionalmente baixo, o que revela barreiras a serem vencidas. Em 1997, considerando-se o conjunto das 100 Melhores, apenas 11% dos cargos de liderança eram ocupados por mulheres.

O estudo atual mostra, ainda, que 20% dessas empresas mantêm práticas diferenciadas de gestão voltadas a oferecer às mulheres oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional.

Em contraponto, a edição 2008 da pesquisa “Melhores Empresas para Trabalhar – Estados Unidos”, publicada pela revista Fortune, mostra que as mulheres ocupam 49% dos postos de trabalho nas 100 melhores e, em 38% dessas empresas, representam a maioria dos funcionários. No que diz respeito a cargos de chefia, 42% das melhores empresas norte-americanas dispõem de mulheres ocupando posições estratégicas.