Segundo comunicado divulgado pela Volkswagen, Grühsem, 53 anos, “deixa a companhia após acordo amigável”. O executivo chegou à empresa em 1999 e passou por diversas funções na comunicação. Em 2002 foi transferido para a Audi como chefe de comunicação da marca em Ingolstadt e, em 2007, a convite de Winterkorn voltou a Wolfsburg, sede da Volkswagen, para chefiar o departamento de comunicação, relações externas e com investidores do grupo. Agora sai quase junto com o ex-CEO.
Bode faz o caminho inverso, vem da comunicação da Porsche junto com o atual CEO. O executivo estudou língua alemã e geografia. Em sua carreira passou pelos departamentos de assessoria de diversas montadoras na Alemanha, como Mitsubishi e Opel. Em 1996 foi contratado pela Mercedes-Benz e em 1999 entrou no Grupo Volkswagen como responsável pela comunicação de marcas e produtos – exatamente no mesmo ano em que Grühsem começou a trabalhar na VW. Bode mudou-se para Stuttgart em 2008 e em 2010 foi nomeado chefe de relações públicas e imprensa da Porsche.
Quando Winterkorn assumiu o comando do Grupo VW, em 2007, executivos da Audi ganharam força na cúpula da companhia. Agora parece ser a vez de a Porsche traçar a mesma rota.