
Os motoristas brasileiros dirigem de forma cada vez mais descuidada e imprudente no trânsito. Prova disso, é que o país aplicou 234 milhões de multas de trânsito em 2024 – um recorde nos últimos cinco anos.
Os dados são da plataforma Zapay. Isso significa que a Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) aplicou 32 mil multas aplicadas por hora no ano passado, ou seja, mais de 530 multas por minuto.
As infrações mais cometidas são: excesso de velocidade, avanço do sinal vermelho e circulação por local ou em horário não permitido. Só as infrações por excesso de velocidade correspondem a 40% do total.
Em São Paulo, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) aplicou 4,8 milhões de infrações por avanço de semáforo vermelho – o equivalente a uma multa de trânsito a cada três minutos.
Como resultado, os brasileiros arcam com um prejuízo significativo. Os motoristas pagaram mais de R$ 1,6 bilhão em multas de trânsito em São Paulo em 2023.
Aplicativos surgem como solução para quitar multas de trânsito
O Sinetran lançou o aplicativo Carteira Digital de Trânsito. Nele é possível consultar e quitar multas de trânsito com até 40% de desconto.
Além disso, é possível transferir multas; receber aviso de vencimento da CNH; e emitir credencial de estacionamento para pessoas 60+.
As empresas privadas também oferecem soluções. Desde 2017, por exemplo, a Zapay contabiliza 3 milhões de regularizações de veículos no aplicativo.