
O CEO da Tesla, Elon Musk, revelou, durante o “Dia do Investidor” da companhia, a terceira parte do plano diretor da montadora de carros elétricos. O evento aconteceu na quarta-feira, 1, na giga fábrica da empresa no Texas, nos EUA.
Durante três horas, Musk e uma dúzia de executivos falaram aos acionistas sobre diversos temas: desde ampliar o uso de energia renovável; esforços para baratear custos de produção e o plano de aumentar drasticamente a produção de veículos nos próximos anos, com uma nova fábrica no México.
-Clique aqui para garantir sua presença no #ABX23
Os executivos da Tesla confirmaram ainda que a picape Cybertruck está planejada para este ano, apesar de Musk dizer anteriormente que o ano seria 2024. Ficou de fora, no entanto, qualquer informação sobre a produção de novos modelos Tesla, o que era esperado por investidores. O mercado saiu decepcionado e as ações caíram 5% após o encontro.
Tesla vai construir giga fábrica no México
O próximo passo da Tesla é a construção da sua giga fábrica no México. Elon Musk confirmou a primeira instalação da montadora na América Latina e a sexta em todo o mundo. Atualmente, as gigas fábricas da companhia estão em Nevada, Texas, Nova York, na China e na Alemanha.
No Twitter, a montadora divulgou uma imagem da futura planta, sem especificar a cidade. Segundo o site The Verge, Musk disse aos acionistas que o local escolhido fica em Nuevo León, estado mexicano que faz fronteira com o Texas.

Novo processo vai reduzir custos da Tesla
Os representantes da Tesla ressaltaram seus esforços para reduzir custos de produção. Ainda de acordo com o The Verge, o engenheiro-chefe da Tesla, Lars Moravy, disse que a empresa espera fabricar os veículos de próxima geração pela metade do custo dos atuais Model 3 e Model Y.
Segundo Moravy, isso será possível devido ao processo de produção mais eficiente chamado “unboxed”, que consiste em uma linha de montagem mais rápida e menos complexa, com encaixe de subconjuntos e pintura apenas nas partes que precisam ser pintadas.
Leia também:
Com vendas em baixa, Tesla reduz preços e rivais reagemTesla investirá R$ 4 bi para expandir fábrica de bateriasApós ano de pior queda nas ações da Tesla, Musk tenta acalmar funcionários
Para a Tesla atingir sua meta de aumentar sua produção para 20 milhões de carros anualmente até 2030, dez vezes mais que a capacidade atual, a montadora deve investir seis vezes mais, o que pode custar até US$ 175 bilhões, de acordo com o diretor financeiro da empresa.
A fim de liderar a transição do uso de combustíveis fósseis para fontes de energia sustentável, a terceira fase da estratégia da Tesla inclui aumentar a capacidade de produção de carros elétricos e baratear os custos de produção.