logo

Musk confirma fábrica no México, mas decepciona investidores

Durante Investor Day, empresário fala das novas estratégias, porém não aborda futuros carros elétricos da marca
Author image

Redação AB

03 mar 2023

2 minutos de leitura

Imagem de Destaque

O CEO da Tesla, Elon Musk, revelou, durante o “Dia do Investidor” da companhia, a terceira parte do plano diretor da montadora de carros elétricos. O evento aconteceu na quarta-feira, 1, na giga fábrica da empresa no Texas, nos EUA.

Durante três horas, Musk e uma dúzia de executivos falaram aos acionistas sobre diversos temas: desde ampliar o uso de energia renovável; esforços para baratear custos de produção e o plano de aumentar drasticamente a produção de veículos nos próximos anos, com uma nova fábrica no México.  


-Clique aqui para garantir sua presença no #ABX23


Os executivos da Tesla confirmaram ainda que a picape Cybertruck está planejada para este ano, apesar de Musk dizer anteriormente que o ano seria 2024. Ficou de fora, no entanto, qualquer informação sobre a produção de novos modelos Tesla, o que era esperado por investidores. O mercado saiu decepcionado e as ações caíram 5% após o encontro.

Tesla vai construir giga fábrica no México

O próximo passo da Tesla é a construção da sua giga fábrica no México. Elon Musk confirmou a primeira instalação da montadora na América Latina e a sexta em todo o mundo. Atualmente, as gigas fábricas da companhia estão em Nevada, Texas, Nova York, na China e na Alemanha.

No Twitter, a montadora divulgou uma imagem da futura planta, sem especificar a cidade. Segundo o site The Verge, Musk disse aos acionistas que o local escolhido fica em Nuevo León, estado mexicano que faz fronteira com o Texas.

Novo processo vai reduzir custos da Tesla

Os representantes da Tesla ressaltaram seus esforços para reduzir custos de produção. Ainda de acordo com o The Verge, o engenheiro-chefe da Tesla, Lars Moravy, disse que a empresa espera fabricar os veículos de próxima geração pela metade do custo dos atuais Model 3 e Model Y.

Segundo Moravy, isso será possível devido ao processo de produção mais eficiente chamado “unboxed”, que consiste em uma linha de montagem mais rápida e menos complexa, com encaixe de subconjuntos e pintura apenas nas partes que precisam ser pintadas.


Leia também:

Com vendas em baixa, Tesla reduz preços e rivais reagemTesla investirá R$ 4 bi para expandir fábrica de bateriasApós ano de pior queda nas ações da Tesla, Musk tenta acalmar funcionários


Para a Tesla atingir sua meta de aumentar sua produção para 20 milhões de carros anualmente até 2030, dez vezes mais que a capacidade atual, a montadora deve investir seis vezes mais, o que pode custar até US$ 175 bilhões, de acordo com o diretor financeiro da empresa.

A fim de liderar a transição do uso de combustíveis fósseis para fontes de energia sustentável, a terceira fase da estratégia da Tesla inclui aumentar a capacidade de produção de carros elétricos e baratear os custos de produção.