logo

energia

MVC e Gamesa parceiras em energia eólica

Redação AB
Author image

cria

24 mar 2011

1 minutos de leitura

A MVC, empresa brasileira de produtos e soluções em plásticos de engenharia pertencente à Artecola e à Marcopolo, fechou parceria com a fabricante espanhola de sistemas para energia eólica Gamesa. Inicialmente, a MVC fornecerá para a Gamesa Eólica Brasil o bico (nose) de aerogeradores (conversores de energia eólica em energia elétrica). Em uma segunda etapa, será desenvolvido também o corpo do gerador, parte integrada ao bico.

Gilmar Lima, diretor-geral da MVC, explica que o fornecimento, com previsão de receita no patamar de R$ 5 milhões a partir de 2012, marca a entrada da MVC em novo segmento. A empresa estuda o mercado de energia eólica desde 1998 quando, com apoio do Finep e da Pôle de Plasturgie de l’Est (centro de tecnologia francês), desenvolveu um novo conceito para a fabricação, em compósitos, das pás e dos demais componentes.

“Desenvolvemos todo o projeto, materiais, processos, ensaios, controles e no final fabricamos uma peça do conjunto em escala. O que faltava para este projeto estar completo era o cliente e agora, com a Gamesa, o encontramos”, finaliza Lima.

Os bicos para aerogeradores levaram três meses para desenvolvimento e serão produzidos na unidade de São José dos Pinhais, por infusão com moldes fechados, apropriado para peças grandes (cada bico possui 4,2 m de altura) e alto teor de fibra.

O objetivo inicial do projeto é abastecer o mercado interno, principalmente os parques eólicos da região Nordeste, com uma produção de 150 peças até março de 2012.