
Este ano a companhia teve motivo extra para celebrar: atingiu a marca de 500 alunos formados pelo projeto, que foi iniciado na empresa em 1988 em parceria com a Fundação Iochpe. Na unidade de Jesús Maria, em Córdoba, Argentina, o Formare existe desde 1996. Já em Canoas, RS, a 23ª turma se formou no último dia 17.
“O Formare permite uma mudança não só na vida dos alunos, mas na de todos os colaboradores que têm a oportunidade de trabalhar com os jovens e atuar como professores voluntários” — ressalta Waldey Sanchez, presidente e CEO da MWM International, que absorveu metade dos alunos da turma de 2009.
Para fazer parte do Formare os adolescentes devem pertencer a família de baixa renda. Há 850 horas de curso, em dez meses. As disciplinas são ministradas por colaboradores da companhia – a média é de 25 professores por turma – que atuam como educadores voluntários. A grade curricular é reconhecida pelo Ministério da Educação e pela Unesco. Em 2009 o programa atingiu nota máxima no MEC pelo terceiro ano consecutivo.
Durante o treinamento os alunos recebem benefícios como assistência médica e odontológica, medicamentos, bolsa auxílio de meio salário mínimo, uniforme, óculos, transporte e alimentação. Para a turma de 2010 a empresa recebeu 320 inscrições de jovens interessados em participar da Escola Formare na unidade de Santo Amaro.