logo

none

MWM International: mais motores em 2010

A MWM International projeta sua produção de motores este ano em 140 mil unidades. O anúncio feito na quarta-feira, 14, registra um aumento de 8% sobre a estimativa anterior, de 130 mil unidades.
Author image

Redação AB

15 abr 2010

3 minutos de leitura

P_noticia_6549.gif

Waldey Sanchez, presidente e CEO, explica a evolução como resultado de uma aposta da empresa na recuperação rápida para o mercado brasileiro: “Procuramos alternativas para reduzir custos, e, ainda assim, mantivemos os investimentos previstos. Preservamos também nosso quadro de colaboradores”.


Produção de motores na MWM International

2006 125 mil
2007 122 mil
2008 141 mil
2009 112 mil
2010 140 mil (projeção)

A MWM International comemora cinco anos da fusão entre a MWM e a International. Sanchez ressalta os bons resultados da união e a sinergia entre as equipes durante a mudança. “A soma de habilidades pessoais e do portfólio de produtos estimulou a competitividade e a expansão da empresa”, afirmou, lembrando que a empresa atua em mais de 30 países.

Sanchez foi apontado Líder do Ano de 2009 entre os fornecedores da General Motors, durante cerimônia promovida na sede da montadora em São Caetano do Sul. Este ano o executivo esteve também em Michigan, nos Estados Unidos, quando a companhia recebeu o prêmio de Supplier of the Year da General Motors.

Para os próximos cinco anos há uma previsão de investimentos da ordem de US$ 345 milhões, destinados a desenvolvimento tecnológico, capacitação de profissionais, novos equipamentos de produção e pesquisas na área de combustíveis alternativos. O programa se estende ao desenvolvimento de motores movidos a biodiesel, diesel-gás e diesel-etanol. Uma versão do Acteon será movida 100% a gás natural veicular, enquanto a equipe de engenharia avança no sistema biodiesel-etanol, também para aplicação em caminhões e ônibus.


Mercado regional

Sanchez enfatiza que em seus cinco anos de existência a MWM International manteve a liderança na produção de motores diesel na região, completando 2009 com 36% de participação no segmento. Ele destaca o market share de 49% entre os tratores de roda e de 22% entre os veículos comerciais. Nas picapes e utilitários esportivos a empresa registra 32% de participação.

Em 2008 a empresa firmou contrato para fornecer 420 mil motores diesel à General Motors do Brasil. Os propulsores equiparão uma nova linha de veículos da montadora a partir de 2011, com fornecimento de até 60 mil unidades/ano.

Em outubro do ano passado foi assinado acordo para montagem de motores diesel destinados a caminhões e ônibus da MAN no Brasil. A operação acontecerá na planta de Santo Amaro, em São Paulo, em linha exclusiva, adicional às existentes. O contrato prevê o fornecimento de 150 mil motores em cinco anos.

Sanchez destaca ainda que prosseguirá a entrega de motores da planta de Canoas para equipar tratores e retroescavadeiras Massey Ferguson. O contrato renovado tem valor estimado em R$ 500 milhões.


Negócios globais

A companhia enfatiza a importância de contratos globais estabelecidos nos últimos anos. Em agosto de 2007 foi estabelecido contrato de licenciamento com a DongFeng Chaoyang Diesel Engine para fabricação e comercialização dos motores NGD 3.0E.

Desde 2006 a empresa exporta para a fábrica mexicana da Navistar, em Escobedo, os motores MaxxForce 9 e MaxxForce 7, que atendem EPA 04; e MaxxForce 4.8 e 7.2, com a tecnologia EGR, que obedecem as normas Euro IV. Os modelos são aplicados em caminhões e ônibus da Navistar.

Em 2009 veio um acordo de desenvolvimento e produção de motores diesel para dois novos modelos de ônibus da Daewoo Bus, que serão comercializados na Coreia do Sul e em mercados globais. A produção terá início em meados de 2011 e deverá atingir 25 mil unidades por ano em 2014.