
Até então, os empregados tinham de se inclinar sobre caixas para retirar as peças. A tarefa, que agora é realizada pelo robô e é aparentemente simples, podia causar danos à coluna.
O novo aparelho trabalha lado a lado com os colaboradores da Audi e é equipado com uma câmera e uma ventosa integrada. Isto permite que a máquina reconheça e retire os componentes corretos das caixas e os repasse aos trabalhadores, sem barreiras de segurança, no momento certo e na posição ergonomicamente ideal.
Desde 2013 os funcionários da montadora alemã da montagem de carrocerias do modelo A4, na mesma planta de Ingolstadt, vêm trabalhando em parceria com o mesmo tipo de robôs, equipados com um bico aplicador de adesivo, mas com ritmo fixo de trabalho e sem repassar componentes. Na montagem da carroceria, os robôs ajudam os colaboradores aplicando adesivos em peças que são coladas. Os empregados só precisam colocá-las no lugar e iniciar o procedimento automático.
A fabricante informa que está planejando expandir a colaboração homem-robô em outras plantas ao redor do mundo. O processo é pioneiro também no Grupo Volkswagen.