A etapa envolveu as áreas de vendas, suprimentos, produção, financeiro e contabilidade. A transferência do sistema demandou apenas dois dias. A empresa prepara para 2009 a integração dos processos da engenharia, com foco no desenvolvimento de produto e controle de qualidade, módulos inéditos no setor de autopeças.
“O tempo médio de implantação do SAP varia de 1 a 1,5 ano com a abrangência semelhante ao que foi feito na DHB nessa primeira fase. Conseguimos um resultado excelente principalmente pela aposta na simplificação dos processos, com utilização da configuração baseline, e o investimento no treinamento dos usuários-chave ”, avalia o gerente de gestão estratégica e TI da DHB, Giancarlo Mandelli.
O executivo projeta um aumento em até 15% da eficiência operacional no processo de produção e a redução de até 40% no ciclo de venda, redução no nível de estoque e nos custos de logística, ampliação da rastreabilidade de produtos, unificação dos processos de aftermarket e de atendimento às montadoras, além do maior controle e agilidade das informações.
A próxima etapa prevê a implantação do módulo de gestão da qualidade, que irá abranger ferramentas de Análise de Modo e Efeito de Falha (FMEA) e também recursos de engenharia, como Planejamento Avançado da Qualidade do Produto (APQP), a integração do CAD com o SAP e controle de alterações de engenharia.
“A integração desses sistemas poderá ampliar as possibilidades de negócios da DHB frente às montadoras, tanto no Brasil como exterior”, afirma Mandelli.
A DHB, empresa de capital 100% nacional, é uma das principais fabricantes de sistemas de direção da América Latina. Desde 1967 fornece produtos para montadoras no Brasil e no exterior. Está presente em mais de 20 países.