
Redação AB
A Try Testes e Simulações abre caminho no mercado brasileiro com o software CarSim, idealizado por Thomas Gillespie, da Mechanical Corporation, autor do livro Fundamentals of Vehicle Dynamics, um best seller vendido pela SAE Brasil. “Trata-se de uma ferramenta importante para análise de dinâmica veicular, cuja principal virtude é a facilidade de utilização”, explica Fábio Braga, diretor da empresa.
O CarSim, já adquirido pela MAN, VW Automóveis, Pirelli e Suspensys encontra aplicação em tarefas de engenharia envolvendo veículos leves (US$ 30 mil) ou pesados (US$ 40 mil). O produto incorpora biblioteca com as características de veículos e componentes, simplificando a análise de projetos e a realização de comparações. A Pirelli, por exemplo, pode simular o emprego de um pneu em diferentes carros ou, para um mesmo veículo, analisar o desempenho de diferentes pneus.
O software roda em plataforma Windows e serve de base para a estruturação de simuladores, como faz a VirtualCAE, parceira da Try. O hardware, nesse caso, é importado da Alemanha e pode incluir volantes especiais, com motor de passo, que permitem ‘sentir’ obstáculos no solo.
Leandro Garbin, sócio-diretor da VirtualCAE, explica que é possível carregar o simulador com as características de pistas específicas. Durante o simpósio Testes e Simulações na Indústria Automobilística (12 de setembro, no Milenium Centro de Convenções, em São Paulo) ele apresentou o campo de provas da Randon, em Caxias do Sul, RS, que vem sendo utilizado por fabricantes de veículos comerciais e componentes, atraídos pela boa infraestrutura.
“Com o software e o simulador o fabricante pode avaliar o comportamento dinâmico do veículo, a partir da concepção virtual, testando diferentes cargas, entreeixos e condições de percursos”, afirma Garbin.
A Try, constituída em 2004, representa também a espanhola Ctag, especialista em testes e simulações que tem participação do governo da Galícia, e mantém parcerias com a Pieracciani (produtividade, captação de incentivos fiscais e estratégia) e o IQA, Instituto da Qualidade Automotiva, na área de certificação de produtos, sistemas de gestão e serviços automotivos.