logo

none

Na véspera do Salão, Belini antecipa o futuro

Paulo Braga, AB
Author image

Redação AB

16 ago 2010

2 minutos de leitura

G_noticia_7663.gif
NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede Social

Em entrevista para orientar a divulgação do Salão do Automóvel, o presidente da Anfavea, Cledorvino Belini, disse que o segmento de automóveis caminha na direção de modelos compactos e econômicos no consumo de combustíveis, dotados de ampla gama de itens de segurança.

Haverá crescente participação de eletrônica, tornando mais confortável e funcional dirigir, e veículos multicombustíveis cada vez mais amigáveis em relação ao ambiente. “Creio que essas tendências são irreversíveis. Trata-se do futuro do automóvel e as inovações tenderão a se acelerar, dada a grande competitividade entre as indústrias e as exigências do consumidor” – assegurou Belini.

O dirigente afirmou que a próxima edição do Salão, que representa a de número 50, permitirá comemorar o estágio de evolução a que chegou a indústria automobilística brasileira. “É o momento de fortalecer e consolidar nossa competitividade para nos tornarmos um produtor automotivo moderno, globalizado, um produtor automotivo de classe mundial”, destacou.

O presidente da Anfavea confirmou investimentos de US$ 11,2 bilhões para o período 2010 a 2012, voltados para elevação da atual capacidade de produção de 4,3 milhões de unidades por ano, inovação tecnológica e desenvolvimento de processos e produtos.

E como projetar o futuro do setor pelas próximas cinco décadas? “Guimarães Rosa escreveu que é difícil e perigoso adivinhar o futuro. Ele nunca será como imaginamos. Mas podemos nos arriscar a antecipar algumas tendências, frutos das preocupações do presente. O veículo dos anos futuros será muito mais avançado na performance, design, dirigibilidade, funcionalidade, eficiência energética, emissões baixas ou zeradas, segurança, acessibilidade, manutenção e reciclabilidade no descarte” – concluiu Belini.