
Reveja seus conceitos se ainda atrela ao TikTok a pecha de “rede social de dancinhas”. A plataforma de vídeos vem se tornando mais e mais importante no processo de compra de produtos distintos. O automóvel, veja você, é um deles.
Foi-se o tempo em que havia linearidade na compra. O ciclo consiste em descoberta, consideração, compra, análise e participação. E é aí que o TikTok, com seu poder de engajamento, entra. Cada vez mais montadoras adotam boas práticas na plataforma de forma a conquistar possíveis clientes.
Faça sua inscrição no Automotive Business Experience | #ABX24
“O ecossistema de hiper-engajamento estimula a ação do usuário, se tornando o palco ideal para o que a indústria chama de ‘Shoppertainment’, modelo queveio para redefinir a maneira como as marcas se conectam com os clientes, proporcionando uma experiência diferente de compra, em uma espécie de ciclo infinito”, destaca Daniela Okuma, diretora-geral de negócios do TikTok no Brasil.
A executiva salienta ainda que a plataforma está mudando a forma como as pessoas e as empresas – sejam elas montadoras ou não – são descobertas. Marcas que, por exemplo, abraçam a criatividade na produção de conteúdo têm melhores resultados e criam uma camada quase que imediata de conexão real e confiança com a comunidade do TikTok.
E esta comunidade está atenta ao universo automotivo. De acordo com estudo da GWI Core Dataset, 42,8% dos usuários do TikTok do Brasil têm interesse em temas sobre carros e motos e 22,9% pretendem comprar um automóvel novo nos próximos dois anos.
TikTok é “um novo tipo de concessionária”
Não à toa, fabricantes como Hyundai e Volkswagen já utilizam a plataforma para alavancar suas vendas. Elas adotaram práticas recomendadas de conexões de dados pelo TikTok e obtiveram resultados interessantes.
“A Hyundai é um das pioneiras no Brasil. O objetivo era captar o máximo possível de ‘sinais’, ações feitas por usuários, tanto no online quanto no offline, gerados por uma campanha no TikTok. Com todas as conexões de dados em dia, a plataforma ficou muito mais precisa e os anúncios chegaram nas pessoas certas, fazendo com que novos cadastros virassem mais vendas”, explica Daniela.
Segundo a executiva, o volume de carros vendidos por mês vindos do TikTok aumentou em 44,4%. O que puxou o ROAS (Retorno Sobre o Investimento em Publicidade) 49% para cima e tornou o TikTok “um novo tipo de concessionária”.

“Notamos que o interesse por automóveis e pela mobilidade é representativo entre os usuários da plataforma e, por isso, é de suma importância que as montadoras se antecipem à demanda e se preparem para dialogar com estas audiências. Gradualmente, a Hyundai tem trabalhado no sentido de possibilitar esta conversa de forma genuína com nossos seguidores, e temos contado com todo apoio do time do TikTok neste processo”, afirma Jan Telecki, diretor de marketing da Hyundai Motor Brasil.
O case da Volkswagen também é interessante. A montadora optou, à época do The Town, por uma estratégia de cocriação entre marca e criadores de conteúdo elegíveis do TikTok. Para as publicações, a fabricante decidiu utilizar a hashtag oficial #VoudeVolks.
LEIA MAIS:
– VW aposta no The Town para reforçar percepção da marca e garantir mais vendas
– Por carros conectados, GWM faz parceria com TikTok chinês
A campanha teve mais de 120 milhões de visualizações. Além disso, estudo de brand lift do TikTok indicou que a Volkswagen passou a ser mais lembrada pelos usuários da plataforma e, mais importante: se tornou mais querida.
“O interessante é que muita marca ainda discute a presença no TikTok. Fui um dos defensores da nossa ida para lá”, disse Roger Corassa, vice-presidente de vendas e marketing da Volkswagen em entrevista exclusiva à Automotive Business.
“A estratégia de Branded Mission foi perfeita para gerar buzz, alcançar milhões de pessoas, e principalmente conseguir associar a marca Volkswagen à diversão, à criatividade e à música. Tudo isso de uma forma autêntica e relevante para o público do TikTok”, pontua Livia Kinoshita, diretora de marketing e comunicação da montadora de origem alemã.
Daniela Okuma acrescenta: “O poder do TikTok está em unir comunidades ao redor de pessoas e seus conteúdos e gerar conversas e trocas positivas. O sucesso na plataforma é o quanto o criador está movimentando a comunidade, ensinando ou pautando o nicho de interesse”.
A executiva da plataforma diz ainda que no caso da Volkswagen, buscava aumentar a visibilidade e o engajamento da campanha: “A hashtag dedicada foi essencial para adotar a estratégia de branded mission”.
Na data de publicação desta matéria, vale ressaltar, existem outras hashtags que fazem referência ao setor automotivo com representatividade interessante no TikTok. #Carros tem 2.2 milhões de vídeos, #dicasautomotivas está presente em 9,5 mil vídeos e #tiktokcarros em 19,8 mil.
O poder do TikTok
O TikTok, de passinho em passinho, se tornou decisivo e influente. Segundo pesquisa realizada pela Ipsos, três em cada quatro usuários da plataforma compraram um produto depois de vê-lo no aplicativo.
No caso de automóveis, esses consumidores, ávidos por determinado produto, buscam detalhes, resenhas com funcionalidades dos veículos e opiniões de terceiros. Isso, claro, sem contar as vezes que são impactadas por conteúdos patrocionados ou orgânicos.

“A autenticidade do TikTok gera engajamento e tudo isso acaba contribuindo para a compra. As pessoas usam o aplicativo para recomendar produtos ou fazer resenha dos que já possuem e, assim, influenciam a comunidade. Chamamos esse processo de community commerce, um enorme boca a boca digital”, ressalta Daniela Okuma.
Dicas de ouro
Embora não tenhamos uma “receita de bolo” para que as montadoras possam atingir seus alvos no TikTok, existe um “dicionário básico”, algumas dicas de ouro, para se dar bem na plataforma.
“Usuários esperam ser impactados por conteúdos criativos, pensados exclusivamente para a plataforma, que sejam interessantes, úteis, mas que também entretenham, afinal, o TikTok é uma plataforma de entretenimento e as pessoas estão ali para consumir conteúdo e não para acompanhar a vida dos amigos. Quanto mais natural e autêntico forem os vídeos e anúncios, mais sucesso elas terão”, enfatiza Daniela.
As marcas, tanto do ecossistema da mobilidade quanto de outros setores, têm ainda o apoio dos times de vendas, criatividade, métricas, do suporte do TikTok For Business e também do TikTok Ads Manager. A plataforma ainda disponibiliza blog do TikTok For Business, com cases de sucesso que podem inspirar as empresas de forma com que atendam aos anseios da comunidade.
Comunidade esta que dança, mas também compra.
5 perguntas: Daniela Okuma, diretora-geral de negócios do TikTok no Brasil
Com a crescente importância do TikTok no setor automotivo, quais são as expectativas para o futuro? Como o TikTok planeja continuar evoluindo para atender as demandas das montadoras e dos consumidores?
Nossa expectativa é continuar oferecendo uma experiência que reúne autenticidade e criatividade. Aqui no TikTok os contéudos são autênticos e as pessoas enxergam credibilidade no que assistem, o que cria a nossa rede de hiper-engajamento. Além disso, de acordo com nosso relatório de tendências de 2024, What’s Next, o futuro na plataforma está instrínsicamente ligado a uma mentalidade transformadora que chamamos de Bravura Criativa. Na prática, isso basicamente quer dizer que uma marca precisa estar alimentada por uma mistura de curiosidade, imaginação, vulnerabilidade e coragem para, assim, criar conexões mais profundas com a comunidade.
Seguimos comprometidos em trabalhar juntos com os nossos parceiros, para criar um ambiente de oportunidades cada vez mais criativo, positivo e abrangente. Estamos sempre procurando novas maneiras de enriquecer a nossa plataforma, testando regularmente novos recursos e integrações no TikTok. Tudo sempre com foco em agregar mais valor para a nossa comunidade, com criadores e marcas cada vez mais engajados.
Os dados mostram que uma parcela significativa dos usuários do TikTok no Brasil pretende comprar um carro nos próximos anos. Como o TikTok pode influenciar a decisão de compra desses usuários e quais são as estratégias recomendadas para as marcas?
O processo de community commerce funciona muito bem na plataforma porque traz o lado real do produto e da marca. O TikTok é menos sobre filtros e mais sobre autenticidade e, por isso, as pessoas enxergam credibilidade naquilo que assistem. A autenticidade do TikTok gera engajamento e tudo isso acaba desencadeando a compra.
Além disso, as marcas também contam com uma série de produtos disponíveis para avaliar e utilizar com base em suas estratégias de marketing. O Creator Marketplace, por exemplo, é uma ferramenta que serve para conectar marcas aos criadores, e hoje já conta com mais de 76 mil criadores qualificados no Brasil. Também temos o Pulse, que é algo como um horário nobre, em que as empresas podem anunciar naqueles conteúdos ou tendências com mais engajamento. Nele, os anúncios no feed são colocados diretamente após conteúdos relevantes de criadores com engajamento mais alto no feed Para Você.
Também temos a Geração de Lead, onde as marcas têm a opção de inserir anúncios já com formulários atrelados ao conteúdo para que pessoas na plataforma possam se cadastrar e demonstrar interesse. E por fim, temos o Shopping Ads, que é uma solução inteligente e prática capaz de aumentar o alcance dos catálogos de produtos das marcas. Por meio do Vídeo Shopping Ads, as empresas podem destacar um ou mais produtos com anúncios em formato de vídeo no feed do TikTok.
Como o TikTok tem trabalhado com montadoras para assegurar que as campanhas na plataforma sejam tão eficazes quanto possíveis em termos de ROI?
Costumamos trabalhar uma jornada de campanhas always on, ou seja, uma estratégia de presença constante na nossa plataforma, seguindo a linguagem da comunidade, sobretudo, a do público-alvo. Outra maneira que costuma funcionar não apenas com as montadoras, mas com as marcas em geral é a cocriação com a própria comunidade. A comunidade do TikTok tem o poder de gerar conexão do público com a marca, como apontou um estudo da Nielsen envolvendo cinco grandes anunciantes na indústria de bens de consumo, indicando que campanhas no TikTok podem ser 73% mais eficientes do que o retorno médio de outras mídias digitais e 80% mais eficientes do que em mídias offline.
Como o TikTok otimiza a experiência do usuário para facilitar a descoberta de produtos específicos, como carros, na plataforma? Existem funcionalidades ou recursos especiais que ajudam nesse processo à exceção das hashtags?
Estamos sempre buscando novas funcionalidades e formas de aprimorar a experiência. No entanto, vale lembrar que o TikTok é 100% uma experiência personalizada: o seu feed “Para Você” é único e não existe outro igual no mundo. É por isso que o TikTok é uma plataforma de entretenimento, pois não importa quem você segue, importam os seus gostos e suas interações com os conteúdos, pois é assim que o nosso algoritmo entende os temas que você tem interesse – isso por si só já é uma grande ferramenta para as marcas, pois as pessoas impactadas são realmente aquelas que tem afinidade com o seu produto.
A comunidade já usa o campo de pesquisa no TikTok para descobrir novos conteúdos, encontrar produtos, rever vídeos e explorar tendências. Complementar a isso, nessa constante evolução, no ano passado, nós lançamos uma ferramenta que permite que as marcas veiculem seus anúncios nos resultados de pesquisa da plataforma, o Search Ads Toggle. Os anúncios são sinalizados como “Patrocinado” e aparecem em diversas posições dentro da página de resultados de busca, com base na relevância para cada usuário. Como o campo de busca do TikTok já é uma ferramenta para descobrir diversas coisas, essa ferramenta tem alto potencial de aproximar e personalizar ainda mais a conexão dos anunciantes com potenciais consumidores.
Quais são as melhores práticas para as montadoras ao criar conteúdo para o TikTok? Existe algum tipo de conteúdo que se destaca mais em termos de engajamento e conversão?
Não existe uma fórmula mágica ou uma receita de bolo para criar conteúdo no TikTok, portanto, testar sempre é o melhor caminho. Contudo, eu apontaria duas práticas. Primeiro, aprender a surfar nas trends. Encontre uma trend, entenda o quanto ela pode ser relevante para o seu negócio e depois crie um conteúdo bem natural, coerente com sua comunidade, explorando essa trend para que o vídeo ganhe um potencial maior de alcance.
E, em segundo, lance mão do que chamamos de a prática dos 3R’s: ritmo, rima e razão. É importante colocar os 3R’s em ação. Ritmo é uma das formas que nosso cérebro usa para organizar tarefas e liberar nossa atenção, o que nos coloca em sintonia com os outros. Nos conteúdos, a rima pode ser uma frase que se repete, uma piada recorrente ou até uma transição usada por todo o vídeo. E a razão é o propósito do seu vídeo, que faz seu conteúdo se conectar com o usuário.
