Apesar dos desafios que representa a legislação norte-americana para a homologação de novos veículos, a tarefa não é impossível para uma empresa do porte da Tata Motors.
O carro destinado ao mercado norte-americano será bastante diferente do que a empresa indiana começa a entregar aos primeiros clientes no próximo mês, a um preço aproximado de US$ 2,5 mil. O veículo deverá estar equipado para atender as normas de legislação e segurança locais e terá um preço de mercado algumas vezes maior que na Índia.
A Tata já mostrou na Europa uma versão do Nano para o primeiro mundo, com ABS, ar condicionado, controles elétricos de vidros e espelhos e outros requintes que o consumidor indiano não está disposto a comprar. A versão européia deve estar disponível em 2011.
Representante da Tata Motors disse em uma apresentação na Cornell University na semana passada que a empresa desenvolve motores adequados para diesel e biocombustíveis e, ainda, elétricos.
A Mahindra é outra empresa Indiana que pretende disputar o mercado nos Estados Unidos, com o lançamento de picapes no final do ano.
Fontes: Reuters e Automotive News.