Agora é o caso das cadeirinhas e assentos de elevação nos veículos de transporte escolar. O Contran (Conselho Nacional de Trânsito), adiou a exigência das cadeiras, o que revoltou entidades como o Proteste e a ONG Criança Segura, que consideraram a decisão lamentável.
A exigência vai ficar para o segundo semestre do ano que vem. Os responsáveis pelo transporte escolar vão ficar esperando a lei por quê? Não vão ter de equipar o ônibus, a van com as cadeirinhas? Então pra que esperar? Por que não investir já nesse importante equipamento de segurança e assim evitar tragédias?
Enquanto a exigência não vem, é preciso mais rigor com a segurança. Uma vida perdida por razões evitáveis é um grande retrocesso.
Oportunidade
As vendas em baixa (-23% até outubro) podem representar boa oportunidade para o consumidor. Com o fim do ano chegando, muitas montadoras oferecem bônus e ofertas para desovar o estoque, pois querem fechar 2015 bem posicionadas no ranking de vendas. A ordem é fazer uma boa pesquisa na hora da compra e regatear ao máximo, porque as concessionárias têm gordura para queimar. Mas cuidado com as falsas ofertas: se lhe oferecerem IPVA grátis lembre-se que é o imposto refere-se a 2015. Em janeiro de 2016 você vai ter de pagar de novo.
Pega leve
Circula um pedido às autoridades de trânsito para que multas aplicadas em vias que tiveram redução de velocidade recentemente não sejam consideradas para efeito de suspensão das CNH, por um prazo determinado. O pedido admite que o infrator deva ser punido com o pagamento da multa, mas solicita a eliminação dos pontos. Considera que essa condição pode ser entendida como educativa, uma vez que a redução da velocidade máxima provocou mudança brusca no hábito do motorista. O pedido é justo. Vai levar um tempo para a gente se habituar ao novo ritmo do trânsito.
Este artigo foi publicado originalmente na Agência Autoinforme
[email protected]