
“O momento conjuntural com a falta de insumo para manter a produção não nos deixa muitas alternativas. Entendemos a necessidade de preservar o emprego dos trabalhadores e por isso foi necessário discutir e negociar o acordo de lay-off”, disse Paulo Miguel, vice-presidente do sindicato dos metalúrgicos da região.
Pelo acordo aprovado pelos funcionários, o período de suspensão dos contratos poderá ser de dois ou quatro meses. Para quem ficar dois meses longe das atividades, há estabilidade provisória de três meses. Para quem ficar quatro meses, a estabilidade será também de quatro meses após o retorno à fábrica.
Durante o lay-off estão garantidos os salários daqueles que recebem até R$ 3,5 mil. Nas faixas salariais acima, há um percentual que varia de 85% a 95% da integralidade dos pagamentos. As fatias restantes serão pagas via FAT, que é o Fundo de Auxílio ao Trabalhador.
A Nemak tem origem mexicana e histórico muito ligado à antiga FCA, agora Stellantis, embora seja uma fornecedora de componentes para outras montadoras instaladas no País. A companhia, cuja fábrica está localizada próxima à unidade Stellantis em Betim, comprou do então Grupo Fiat parte da Teksid.
A validade do acordo aprovado pelos funcionários é de 1 de dezembro de 2021 a 30 de outubro de 2022.